O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, abriu prazo de 48 horas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro esclareça sua permanência na embaixada da Hungria, em Brasília, por dois dias em fevereiro. A estadia ocorreu após ele ter o passaporte apreendido.
A hospedagem de Bolsonaro na embaixada foi revelada ontem pelo jornal norte-americano “The New York Times“. A publicação analisou imagens do circuito de segurança do local e publicou vídeos que mostram a entrada e a saída do ex-presidente.
As embaixadas são ambientes protegidos, fora do alcance das leis brasileiras e das forças de segurança nacionais. A permanência nesses locais, em tese, pode configurar burla à determinação de não se ausentar do país, já que o objetivo da medida é exatamente manter o investigado ao alcance das forças de segurança nacionais.
As imagens da câmera de segurança da embaixada mostram que o ex-presidente permaneceu no local de 12 a 14 de fevereiro, acompanhado por seguranças. O embaixador Miklós Halmai também aparece acompanhando o Bolsonaro.
A embaixada estava praticamente vazia, mostram as imagens, exceto por alguns diplomatas húngaros que moram no local. Segundo o jornal, os funcionários estavam de férias porque a estadia de Bolsonaro foi durante o feriado de Carnaval.
Segundo a reportagem, no dia 14 de fevereiro, os diplomatas húngaros contataram os funcionários brasileiros, que deveriam retornar ao trabalho no dia seguinte, dando a orientação para que ficassem em casa pelo resto da semana.
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido por determinação de Moraes no âmbito da operação Tempus Veritatis, que apura a existência de uma trama golpista no alto escalão do governo do ex-presidente.
A reportagem do The New York Times mostra que Bolsonaro entrou na embaixada da Hungria dias depois de sua defesa entregar o passaporte dele à Polícia Federal. A defesa do ex-presidente chegou a pedir a devolução do documento, alegando não haver risco de fuga. Bolsonaro está sujeito também a outras medidas cautelares determinadas por Moraes, como a proibição de se comunicar com os demais investigados, entre outras. Em depoimento à PF, os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica colocaram o ex-presidente no centro da trama golpista.
A defesa do ex-presidente da República confirmou que ele passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília “para manter contatos com autoridades do país amigo”. Em nota, os advogados de Bolsonaro dizem que ele mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.
“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações. Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”, diz a defesa de Bolsonaro.
Ontem mesmo à tarde, durante evento do PL em São Paulo, Bolsonaro comentou indiretamente o caso, dizendo que frequenta embaixadas e conversa com chefes de Estado.
“Muitas vezes esses chefes de Estado ligam para mim, para que eu possa prestar informações precisas do que acontece em nosso Brasil. Frequento embaixadas também aqui pelo nosso Brasil, converso com os embaixadores. Não tenho passaporte, está detido, senão estaria com o Tarcísio de Freitas juntamente com Ronaldo Caiado nessa viagem a Israel, um país irmão, um país fantástico em todos os aspectos.
Ontem também, o embaixador da Hungria, Miklos Halmai, foi chamado ao Itamaraty para dar esclarecimentos a respeito da hospedagem. Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores confirmou à Agência Brasil, ele foi recebido pela secretária de Europa e América do Norte, a embaixadora Maria Luísa Escorel. Ele esteve no MRE no fim da tarde, e o encontro durou aproximadamente 20 minutos.
Com informações da Agência Brasil
Leia também:
País terá nova tributação sobre consumo a partir de 2026
Novas regras tributárias vão simplificar impostos e reduzir sonegação, diz relator
Cashback para baixa-renda é destaque na regulamentação da reforma tributária
Texto sancionado contém detalhes sobre cada regime com redução ou isenção de incidência de impostos
Comissão quer responsabilizar banco por bens dados em garantia pelo cliente
Texto prossegue em análise na Câmara; objetivo é proteger consumidores de práticas abusivas por parte das instituições financeiras
Comissão aprova projeto que responsabiliza fabricantes por defeitos em veículos
Projeto será analisado ainda pela CCJ da Câmara e pelo Senado
Consultoria da Câmara prevê cumprimento da meta fiscal de 2024 pelo governo
Segundo consultores de Orçamento, déficit primário deve ficar entre 0,3% e 0,4% do PIB
Lula: ‘Democracia venceu e ainda estamos aqui’
Dois anos do 8 de Janeiro, o dia que entrou para a história como resistência a tentativa de golpe.