Morre Abilio Diniz aos 87 anos

Segundo Fecomércio-SP, empresário era 'um líder notável, cuja visão revolucionou a história do setor varejista no Brasil'

35
Abilio Diniz (Reprodução X)
Abilio Diniz (Reprodução X)

A família de Abilio Diniz divulgou nota na noite deste domingo para confirmar o falecimento do empresário de 87 anos. Ele foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein.

O velório será aberto ao publico nesta segunda-feira, das 11h às 15h, no salão nobre do Estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube. O enterro será reservado aos familiares.

“O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a nota divulgada pela assessoria da família.

Por quase 50 anos, com afastamentos pontuais, Abilio Diniz liderou um dos maiores grupos varejistas da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar. Em 1989, ele foi sequestrado em São Paulo e passou seis dias em um cativeiro.

Espaço Publicitáriocnseg

Ao longo da vida pública, atuou como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão, tendo participado do Conselho Monetário Nacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Em nota, o Grupo Carrefour Brasil publicou que “recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento do nosso amigo e vice-presidente do Conselho de Administração, Abilio Diniz. Tivemos a honra de trabalhar lado a lado com o mais respeitado e admirado empresário do varejo brasileiro, que nos incentivou a buscar sermos melhores todos os dias. Ao longo de quase uma década, Abilio empenhou sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento de nossa empresa, e o legado que ele nos deixa é inestimável. Abilio foi mais que um empreendedor de sucesso. Foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. Um exemplo de ser humano, que deixa para sempre seu nome e sua marca na história do nosso país. Neste dia triste, o Grupo Carrefour Brasil, seu Conselho de Administração e seus colaboradores e colaboradoras se solidarizam com a família de Abilio, com quem estão nossos pensamentos neste momento.”

Já segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), Abilio era “um líder notável, cuja visão pioneira revolucionou a história do setor varejista no Brasil, principalmente pela capacidade de adaptação às mudanças do mercado, pela habilidade de identificar oportunidades e pela determinação para enfrentar desafios. O seu trabalho inspirou milhares de pessoas, assim como a sua vida além do profissional de sucesso – ao lado da família e dos amigos.”

“Em honra à memória do empresário, esperamos que o seu exemplo seja perene para as gerações futuras e que o seu legado inestimável continue inspirando e fortalecendo o empreendedorismo no país”, diz texto assinado por Abram Szajman, presidente da federação.

Já nota de pesar, assinada pelo presidente da Associação de Supermercado do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, diz que “como empresário, Abilio Diniz, sempre se destacou no mercado varejista de alimentos, gerando milhares de empregos e fortalecendo o setor supermercadista do país, refletindo, inclusive, no mercado internacional, onde sempre foi muito respeitado e prestigiado. Seu legado e seus ensinamentos permaneceram. A estrada que pavimentou irá ajudar novos empreendedores a construírem suas trilhas de sucesso”.

Com informações da Agência Brasil

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui