Morte

102

De janeiro de 2001 a janeiro de 2003 o número de corretoras de seguros em atividade no Brasil caiu 30%. Isso significa que 5,6 mil corretoras fecharam as portas. O motivo é a alta carga tributária, diz o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP), João Leopoldo Bracco de Lima. Ele comemorou a inclusão das corretoras no Simples, após votação de MP na Câmara. A medida provisória segue agora para o Senador e depois a alteração terá que passar pelo crivo do ministro Palocci, que pode sugerir a Lula o veto.

Corrente
Estudo feito pelo Institute of International Economics (IIE), “think tank” de Washington, prevê que o comércio entre o Brasil e os EUA poderá dobrar ou mesmo triplicar a partir da criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Falta saber quem vai lucrar com essa matemática – seria ingênuo achar que o Brasil seria o beneficiado. Discutir o papel da América Latina na globalização econômica é o objetivo do Ibmec Educacional São Paulo, que promove amanhã o seminário “Global Economic Issues and their Impact on the Américas”.
No Hotel Meliá Jardim Europa estarão reunidos a reitora da London Business School, Laura Tyson, o líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), o presidente da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Sérgio Haberfeld, o presidente da Ford Brasil, Antonio Maciel, o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Otaviano Canuto, e Cláudio Haddad, presidente do Ibmec Educacional.

Ilha
O embaixador de Cuba, Jorge Lezcano Perez, estará na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, hoje, para um encontro fechado com vereadores, parlamentares e autoridades fluminenses.

Olho no Brasil
O interesse na economia brasileira movimenta hoje a University of Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia (EUA). Serão palestras de executivos de companhias sediadas nesse estado, com filial no Brasil, e analistas de mercado, como Arturo Porzencanski, estrategista-chefe para mercados emergentes do ABN Amro.

Espaço Publicitáriocnseg

Qualidade no varejo
Parceria entre o Sebrae/RJ, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e o Coppead/UFRJ vai incentivar o aprimoramento do comércio varejista no estado do Rio de Janeiro. Trata-se do prêmio Selo do Varejo 2003, que contemplará empresas do setor com um certificado de qualidade. O lançamento será no próximo dia 15, na ACRJ, e os vencedores ganharão uma bolsa de 50% para o curso MBA Varejo do Coppead/UFRJ. Inscrições em www.acrj.org.br até o dia 16 de junho.

Ética e guerra
Debater os limites éticos, estéticos e políticos do fazer jornalístico em situação de confronto de nacionalidades, crenças e valores e recolocar o compromisso do jornalismo com os direitos universais do homem, dentre eles o direito à informação. Esses são os objetivos do curso “Mídia e Guerra – contradições do fazer jornalístico”, que a UniverCidade promove no Rio de Janeiro a partir de amanhã. Informações pelo telefone (21) 2525-1000.

Duas rodas
Com o preço da gasolina vinculado ao dólar, cresce o número de motociclistas no país. Em Mossoró (RN), segundo o Detran local, já existem 16 mil motos cadastradas contra 15 mil veículos de quatro rodas, incluindo caminhões, utilitários e automóveis. Grande parte da frota de motos é usada em uma profissão com menos de cinco anos de existência: a de mototáxis. Nesse setor, Mossoró só fica atrás de Fortaleza.
Além de fazerem concorrência aos táxis e vans, as motos caíram no gosto de restaurantes para entregas a domicílios e dos Correios, que, com 10 mil veículos, têm a maior frota de motocicletas do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui