Morte

De janeiro de 2001 a janeiro de 2003 o número de corretoras de seguros em atividade no Brasil caiu 30%. Isso significa que 5,6 mil corretoras fecharam as portas. O motivo é a alta carga tributária, diz o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP), João Leopoldo Bracco de Lima. Ele comemorou a inclusão das corretoras no Simples, após votação de MP na Câmara. A medida provisória segue agora para o Senador e depois a alteração terá que passar pelo crivo do ministro Palocci, que pode sugerir a Lula o veto.

Corrente
Estudo feito pelo Institute of International Economics (IIE), “think tank” de Washington, prevê que o comércio entre o Brasil e os EUA poderá dobrar ou mesmo triplicar a partir da criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Falta saber quem vai lucrar com essa matemática – seria ingênuo achar que o Brasil seria o beneficiado. Discutir o papel da América Latina na globalização econômica é o objetivo do Ibmec Educacional São Paulo, que promove amanhã o seminário “Global Economic Issues and their Impact on the Américas”.
No Hotel Meliá Jardim Europa estarão reunidos a reitora da London Business School, Laura Tyson, o líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), o presidente da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Sérgio Haberfeld, o presidente da Ford Brasil, Antonio Maciel, o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Otaviano Canuto, e Cláudio Haddad, presidente do Ibmec Educacional.

Ilha
O embaixador de Cuba, Jorge Lezcano Perez, estará na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, hoje, para um encontro fechado com vereadores, parlamentares e autoridades fluminenses.

Olho no Brasil
O interesse na economia brasileira movimenta hoje a University of Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia (EUA). Serão palestras de executivos de companhias sediadas nesse estado, com filial no Brasil, e analistas de mercado, como Arturo Porzencanski, estrategista-chefe para mercados emergentes do ABN Amro.

Qualidade no varejo
Parceria entre o Sebrae/RJ, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e o Coppead/UFRJ vai incentivar o aprimoramento do comércio varejista no estado do Rio de Janeiro. Trata-se do prêmio Selo do Varejo 2003, que contemplará empresas do setor com um certificado de qualidade. O lançamento será no próximo dia 15, na ACRJ, e os vencedores ganharão uma bolsa de 50% para o curso MBA Varejo do Coppead/UFRJ. Inscrições em www.acrj.org.br até o dia 16 de junho.

Ética e guerra
Debater os limites éticos, estéticos e políticos do fazer jornalístico em situação de confronto de nacionalidades, crenças e valores e recolocar o compromisso do jornalismo com os direitos universais do homem, dentre eles o direito à informação. Esses são os objetivos do curso “Mídia e Guerra – contradições do fazer jornalístico”, que a UniverCidade promove no Rio de Janeiro a partir de amanhã. Informações pelo telefone (21) 2525-1000.

Duas rodas
Com o preço da gasolina vinculado ao dólar, cresce o número de motociclistas no país. Em Mossoró (RN), segundo o Detran local, já existem 16 mil motos cadastradas contra 15 mil veículos de quatro rodas, incluindo caminhões, utilitários e automóveis. Grande parte da frota de motos é usada em uma profissão com menos de cinco anos de existência: a de mototáxis. Nesse setor, Mossoró só fica atrás de Fortaleza.
Além de fazerem concorrência aos táxis e vans, as motos caíram no gosto de restaurantes para entregas a domicílios e dos Correios, que, com 10 mil veículos, têm a maior frota de motocicletas do Brasil.

Artigo anteriorEfeito da “cartilha”
Próximo artigoRealismo ou ilusões?
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

‘Eu quero uma casa no campo…’

Êxodo urbano: mais de 1,3 milhão de famílias brasileiras pretendem migrar para áreas rurais.

Direita vence no Equador

Banqueiro Guillermo Lasso vence socialista Andrés Arauz no segundo turno da eleição.

Mercados internacionais abrem com cautela

Enquanto isso acontece lá fora, aqui Ibovespa ensaia leve alta.

Semana começando sob tensão

Desde a semana passada, segue a novela do Orçamento.

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.