Trabalhadores que não podem optar pelo teletrabalho exercem algumas das ocupações que mais registraram aumento nos desligamentos do emprego por morte no Brasil, segundo levantamento exclusivo feito para o jornal El País com base em informações do Ministério da Economia. O estudo abrangeu janeiro e fevereiro de 2020, antes da chegada da pandemia no país, e dois dos piores meses da crise sanitária, no início de 2021.
Houve um salto de 68% no número de mortes de frentistas de posto de gasolina e de 67% com operadores de caixa de supermercado; 83 professores do ensino fundamental morreram, ante 42 no ano passado. Os dados não recolhem só óbitos pela Covid-19, mas oferecem uma boa ideia do impacto da pandemia em serviços que são essenciais na hora de definir quem fica em casa, mas ficam no final da fila das prioridades na vacinação.
Um em cada 10 afastados
Requerimento de benefícios por incapacidade pela Covid-19 já representa 10% no total de pedidos ao INSS, afirma a advogada Carla Benedetti, coordenadora da pós-graduação em Direito Previdenciário do Estratégia Concursos.
Os afastamentos só não superam os pedidos por doenças ortopédicas, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. O INSS registrou mais de 37 mil pedidos de afastamento por conta da incapacidade relacionada à contaminação do vírus. Houve aumento de 165%, se comparado com 2019, no pedido de afastamentos por doenças respiratórias, chegando a 51.327 afastamentos por esta causa.
Educação ainda mais desigual
A Covid-19 aumenta a desigualdade na educação infantil. Análise do FMI mostra que, com o fechamento generalizado de escolas, as perdas na educação em 2020 são estimadas em um quarto do ano letivo nas economias avançadas e duas vezes mais nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento.
Crianças de famílias mais pobres foram afetadas de forma desproporcional. Até 6 milhões de crianças em mercados emergentes e economias em desenvolvimento poderiam abandonar a escola este ano, com consequências adversas para a vida toda.
Assédios
Bia, inteligência artificial do Bradesco, vai responder na lata a clientes que vierem com assédio. Falta ao banco ceifar o assédio de seus gerentes aos correntistas, oferecendo produtos que só levam lucro à instituição financeira e sem atender às demandas dos clientes.
Rápidas
O presidente da Unimed Volta Redonda, Luiz Paulo Tostes Coimbra, foi eleito presidente da Central Nacional Unimed (CNU), que é sexta maior operadora de planos de saúde do Brasil, com mais de 1,8 milhão de beneficiários. O médico vai liderar a instituição de 2021 a 2025 *** Ex-preso político e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o jornalista Cid Benjamim fará palestra nesta quinta-feira, às 17h, no canal TVIAB no YouTube, sobre o tema “Tortura de Estado e suas variadas formas” *** O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) transmite, nestas quinta e sexta, o curso “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP) – Módulo I – Contextualização”, por meio do canal do CFC no YouTube, das 8h30 às 12h30.
Leia também: