Morto o rei, viva o rei

Dizia o Barão de Itararé: “De onde menos se espera, daí que não sai coisa alguma.” Lula não espere da...

Dizia o Barão de Itararé: “De onde menos se espera, daí que não sai coisa alguma.” Lula não espere da Justiça brasileira qualquer condescendência. Todos os passos até agora vão no sentido de que ele não poderá ser candidato. Mas as alternativas que sobram no jogo eleitoral não geram consenso entre a elite, especialmente o mercado financeiro. Muitos torcem o nariz para Bolsonaro, ainda que com o hedge em seu homem forte, o ultraortodoxo Paulo Guedes. Marina e Ciro são possibilidades ainda remotas. Alckmin desidrata, e a chance de Amoêdo ser o Macron dos trópicos ainda não aparece no horizonte.

Resta ao mercado engolir Fernando Haddad. As últimas pesquisas indicam uma forte liderança de Lula; as próximas (o Ibope divulga uma na terça-feira, e o Datafolha, na quinta) devem refletir a badalação do nome do ex-presidente com o julgamento no TSE. Matéria da Reuters mostra que o mercado financeiro tem esperanças em um Haddad “tucano” – aliás, temor da esquerda do PT. O fato é que o ex-prefeito de São Paulo é esperado no segundo turno. Provavelmente contra Bolsonaro, se a candidatura do ex-capitão não derreter.

JC Cardoso, de Beijing

Cacique

Papo rápido e algumas cervejas com o chinês (que fala muito bem inglês) dono do quiosque aqui dentro do condomínio, surgiu o assunto dos nomes em português e em espanhol. Falei que alguns eram escritos e falados diferentes, como era o caso do meu João, que em espanhol é Juan. Outros se grafavam iguais, mas as pronúncias eram totalmente diferentes, como José. Outros, como o meu Carlos, grafia e pronúncia igual (na verdade não é tão 100% igual, mas como é compreendido e para facilitar…).

Aí me pergunta como é Robert. Falei que Roberto, em português e em espanhol. O jeito de falar o R é que era um pouco diferente, mais vibrante no espanhol, mas que se entendia perfeitamente. Perguntou como se falava em português Roberto Carlos (saiu com uma pronúncia americanizada).

Como?” Seguiu em inglês: “Roberto Carlos, do seu país. É muito popular aqui.” Correu umas fotos no Bing e mostrou-me o jogador. “Ah!”

Pensei que era o Rei. Disse que era um cantor muito, muito famoso no Brasil e na América hispânica (porque também gravava em espanhol, apesar de brasileiro). “Não sei quem é. Nunca ouvi falar”, disse, mas pediu para correr mais fotos. Foi quando perguntou: “Mas… ele é índio?”

 

Local

Foi eu sair na rua com o crachá do Diário do Povo (veículo do programa de intercâmbio e maior jornal chinês), todo em mandarim, que por várias vezes na rua veio algum chinês falar alguma coisa comigo que eu não entendia. Devo ter ficado com uma cara de chinês, porque vinham falar com se eu fosse nativo! Um autêntico pequinês!

 

Paladar

McDonald’s, Burger King e outras redes adaptam seus pratos aos paladares locais. Em Portugal, o McDonald’s parece que oferece sopa no copinho (assim li; quando eu estive lá, em 1991, ainda não havia a rede no país), porque havia feito uma pesquisa e descobriu que na Europa eram os portugueses os que mais consumiam sopa no continente. No Nordeste do Brasil, a rede serve água de coco.

Bom, depois de um voo para mais do que atrasado, a organização nos providenciou um KFC, à guisa de jantar. Caímos dentro, é claro. Mas… como é apimentado!

Rápidas

Victor Oliveira é o novo CFO da GSK Consumer Healthcare para a América Latina *** O FGV Ceri realizará nesta segunda-feira, das 8h30 às 13h, o seminário “Alterações no Marco Legal do Saneamento e seu Potencial de Indução de Novos Investimentos no Setor” *** O Carioca Shopping promove, na quarta, das 17h às 21h, coquetel de inauguração da Exposição de Alunos do Curso de Grafite de Fábio Ema *** O Shopping Jardim Guadalupe lança o 1º Festival de Música Gospel. Inscrições até 6 de setembro em www.shoppingjardimguadalupe.com.br *** Iro Schünke foi reeleito presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). É o quinto mandato consecutivo *** Após a decisão da juíza Caroline Lebbos de proibir Lula de receber Gleisi Hoffmann e Emídio de Souza na condição de advogados, o PT deveria conceder uma comenda à juíza. Mesmo o antipetista mais radical fica com dificuldade para negar a tese de perseguição ao ex-presidente *** Garotinho, que concorre ao Governo do Rio de Janeiro, afirmou, após palestra na ACRJ, que espera a decretação da prisão do ex-prefeito Eduardo Paes – também candidato a governador – antes do primeiro turno.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Últimas Notícias

Produção de cerveja retoma ao patamar de 2014: 14,1 bi de litros

Número de brasileiros que apreciaram uma cerveja em casa saltou para 68,6% em 2020, ante os 64,6% de 2019, de acordo com a Kantar.

Bem Brasil Alimentos acelera exportações de batatas pré-fritas

Indústria mineira realizou embarques para Bolívia, Uruguai e Estados Unidos e projeta quadruplicar o volume de vendas em 2021.

Vale cancela ações em tesouraria sem reduzir o valor do capital social

O Conselho de Administração da mineradora Vale aprovou o cancelamento de 152.016.372 ações ordinárias de emissão da companhia adquiridas em programas de recompra anteriores...

Eve: Aeronaves elétricas de emissão zero de carbono

A Eve Urban Air Mobility, da Embraer, e a francesa Helipass, plataforma de reserva de voo em helicópteros para turismo e mobilidade aérea, anunciaram...

Petrobras terá arquivos nas nuvens

A Petrobras inaugurou, na última sexta-feira (17), o Centro de Competência em Computação em Nuvem (CCC), que vai direcionar e acelerar a estratégia de...