23.8 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 25, 2021

Motivações

As principais preocupações que movem as  donas de casa da Grande São Paulo quando compram algum bem de consumo não-durável são: preço, promoção, saúde e meio ambiente. A constatação foi feita em pesquisa do LatinPanel, que identificou esse perfil em 19% da população paulista, que abrange 900 lares e representa 77% do potencial de consumo da região.

Mágica
Depois de convocar o ministro da Cultura, Gilberto Gil, seu colega Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) quer também o escritor Paulo Coelho – autor de Diário de Um Mago – como garoto-propaganda para promover o país lá fora. “Precisamos melhorar a imagem que o Brasil tem no exterior. Eu já falei com o ministro Gilberto Gil e nós pretendemos utilizar a imagem dele e de pessoas como o Paulo Coelho para isso”, disse Furlan. Ele afirmou que pretende realizar missões comerciais para promover produtos brasileiros. A primeira delas será para a Rússia, em março.

Fundo urubu
Por pouco o atacante Romário não acertava sua volta ao Flamengo, que pagaria, além do salário mensal, uma dívida que remonta da última passagem do craque pelo rubro-negro do Rio. O débito seria pago em 10 anos, em parcelas mensais de R$ 130 mil. Isso é que é aposentadoria.

Fera
O presidente Lula não ficou apenas chateado com a declaração do ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, de equiparação da aposentadoria dos militares com os demais trabalhadores. Testemunhas garantem que Lula ficou uma fera. No dia seguinte, Berzoini correu para desmentir a tese nos jornais.

Pressa
Mais sobre a reforma da Previdência: correntes mais críticas do PT acreditam que é para sair rápido por ser impopular, já que vai prejudicar muito gente. Daí aproveitar a alta popularidade do governo neste início.

Vapt-vupt
Para felicidade dos vizinhos do Palácio Guanabara cumpriu-se previsão feita por esta coluna no último 17. Intitulada “Mágica”, a nota profetizava que, tão logo a governadora Rosinha Garotinho substituísse Benedita da Silva no cargo, as manifestações diárias em frente ao Palácio para cobrar pagamento de salários atrasados seriam suspensas. Embora continuem sem entender as razões, os moradores, penhorados, agradecem a coincidência.

Nova direção
A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e o vice-presidente do BNDES, Darc Antônio Costa, foram eleitos ontem para o Conselho de Administração da Eletrobrás. Também fazem parte do conselho: Luiz Pinguelli Rosa (presidente da estatal), Ronaldo Schuck, Maria da Conceição de Almeida Tavares, Otaviano Canuto dos Santos Filho, Rogério da Silva e Nelson Machado.

Choque social
Segundo o novo presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, a empresa criará uma coordenadoria de responsabilidade social e desenvolvimento humano. “A idéia é cooperar com a inclusão social, meta prioritária do governo”, esclareceu, acrescentando que há planos para utilizar reservatórios de hidrelétricas para criação de peixes e terras da estatal para a agricultura.

Continuísmo temporário
Um parlamentar do PT apresentou a esta coluna sua justificativa para a manutenção “temporária” da política de superávit primário do novo governo, que se elegeu criticando este modelo de gestão. “Este primeiro ano é de transição e a rigidez fiscal e monetária será mantida até que as principais estatais consigam alavancar o crescimento econômico”, disse. Resta saber se a manutenção do ajuste no primeiro ano não é pré-requisito para contratar a continuidade do modelo no segundo ano.

Artigo anteriorPessoa jurídica
Próximo artigoNuvens negras
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.