MP denunciará Flávio Bolsonaro por lavagem de dinheiro

139

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciará, ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), o senador Flávio Bolsonaro e seu ex-assessor Fabrício Queiroz por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, segundo matéria do jornal O Globo. O esquema já era investigado há mais de dois anos.

Flávio é apontado como líder de organização criminosa que lavava dinheiro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Fabrício Queiroz é indicado como operador do esquema. Os crimes teriam acontecido quando Flávio era deputado estadual no Rio de Janeiro.

Segundo o jornal, os promotores não conseguiram finalizar a transferência da denúncia ainda na tarde desta segunda-feira porque o sistema eletrônico do TJ travou, possivelmente devido ao grande volume do processo. O MP estaria tentando concluir a transmissão.

Promotores afirmam, com base nos dados das quebras de sigilo bancário e fiscal, que o senador utilizou ao menos R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo do esquema de desvio de dinheiro público. O senador teria usado ainda três métodos para lavar o dinheiro.

Espaço Publicitáriocnseg

Os autos foram produzidos pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) e tramitam em segredo de justiça. O caso, como definiu o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em junho, deverá ser julgado pela Corte Especial do tribunal.

Amigo do presidente Jair Bolsonaro, Queiroz era considerado o principal operador do esquema pelo qual assessores devolvem parte do salário ao então deputado. A suspeita é que a prática configure crime de lavagem de dinheiro, que uniria atividades consideradas suspeitas de Flávio não apenas dentro do gabinete, mas também na compra e venda de imóveis com dinheiro vivo e na operação de uma franquia de loja de chocolate na capital fluminense.

O presidente Bolsonaro ainda não explicou depósitos feitos por Queiroz, que somaram R$ 89 mil, na conta bancária da agora primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui