MPEs representam 25% das compras governamentais

Alckmin, que já foi governador, destaca importância das compras nas MPEs para fortalecer a economia local

48
Micro e pequena empresa, MPEs
Micro e pequena empresa (foto de Fernando Frazão, ABr)

As vendas das micro e pequenas empresas para o setor público alcançaram o valor de R$ 42 bilhões em 2023, o que representa 25% do total das compras governamentais. Em números, as MPEs representam 60% dos fornecedores do governo, sendo a maior participação de microempresas (38,44%), seguida por empresas de pequeno porte (28,24%) e outros portes (33,32%).

“Precisamos ampliar participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas, entender a economia local e criar facilidades para que o empreendedor possa vender para a prefeitura rapidamente. Nós temos que dar uma visibilidade diferenciada aos pequenos negócios, porque é este setor que gera milhões de empregos na economia e que permite a renda para o povo brasileiro. Aqui está a solução, a oportunidade e a possibilidade de um Brasil de todos os brasileiros, sem fome, sem miséria”, destacou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, nesta terça-feira.

Durante a cerimônia de abertura do Transformar Juntos, evento com debates para gestores públicos municipais que ocorre em Brasília e se encerrará nesta quinta-feira, o presidente do Sebrae comemorou os resultados alcançados pelos programas da instituição voltados à ampliação do mercado das compras públicas para as micro e pequenas empresas.

“Já realizamos mais de 34 milhões de atendimentos junto a gestores públicos e donos de pequenos negócios. O Cidade Empreendedora, uma dessas iniciativas, já está presente em 2.400 municípios brasileiros, nas 27 unidades da Federação”, acrescentou.

Espaço Publicitáriocnseg

Geraldo Alckmin, presidente da República em exercício, compartilhou sua experiência, enquanto governador de São Paulo, ao estimular as compras governamentais. “Comprar do pequeno estimula, faz a economia crescer. Cooperativismo é importante: o pequeno se associa e passa a ter escala, compra melhor, vende melhor, agrega valor. O Sebrae é fundamental, porque tem expertise para ajudar a economia crescer”, ressaltou.

O Transformar Juntos é uma iniciativa do Sebrae que reúne mais de 2 mil gestores públicos municipais, promovendo debates e compartilhamento de experiências, com o objetivo de simplificar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, favorecendo as compras públicas.

Até quinta-feira, o Sebrae promove debates para inspirar gestores públicos na construção de caminhos para o desenvolvimento econômico e social dos seus municípios. Para isso, a programação inclui uma série de atividades que abordam temas como Compras Públicas de micro e pequenas empresas; Simplificação do ambiente de negócios; Estímulo às economias portadoras de futuro com ações de Turismo; Sustentabilidade; Economia Criativa; Inovação e Energia; além da necessidade de expansão da Educação Empreendedora no país. Serão mais de 50 atividades ao longo dos três dias de evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui