MPEs respondem por sete em cada 10 empregos no Brasil

De janeiro a junho, micro e pequenas empresas do setor de serviços abriram 533 mil postos de trabalho.

As micro e pequenas empresas seguem sustentando a geração de novos postos de trabalho no Brasil. Uma análise do Sebrae, feita a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que no primeiro semestre deste ano as MPE foram responsáveis por 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total), enquanto as médias e grandes responderam por pouco mais de 279,8 mil (21%). O quadro é semelhante ao resultado registrado no primeiro semestre de 2021, quando os pequenos negócios geraram sete em cada 10 vagas.

No acumulado dos seis primeiros meses de 2022, as MPE do setor de serviços continuaram sendo a principal força geradora de postos de trabalho do país, superando a marca de 533 mil contratações. Construção e indústria da transformação seguem em segunda e terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados respectivamente. Em todos os setores, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo no período, inclusive no comércio, que foi o único com saldo negativo entre as médias e grandes. Enquanto as MPE criaram 90.6 mil novos postos, as MGE encerraram 42,8 mil vagas.

De acordo com o Caged, o Brasil teve um saldo positivo de 277,9 mil novas vagas em junho. Desse total, as MPE foram responsáveis pela criação de 176,8 mil empregos (63,6% do total), enquanto as médias e grandes tiveram uma participação de 26,6% no total de vagas (saldo de 73,9 mil vagas). De modo semelhante ao mês anterior, todos os setores, em todos os portes – MPE e Médias e Grandes Empresas (MGE) -, apresentaram saldos de contratações positivos. Entre os pequenos negócios, o setor de serviços liderou com 78 mil novos postos de trabalho.

No acumulado do primeiro semestre de 2022, o Brasil já criou mais de 1,3 milhão de novos postos de trabalhos formais. As MPE foram responsáveis por 961,9 mil (72,1%) das novas contratações. As MGE são responsáveis por pouco mais de 279,8 mil vagas (21%). As micro e pequenas do setor de serviços criaram 533 mil novos empregos no acumulado de 2022. Em junho deste ano, as MPE desse segmento responderam por 78 mil empregos.

Leia também:

Inadimplência avança e alcança mais de 5,5 milhões de MPEs em maio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Medidas de estímulo aos campos de petróleo e gás na área do pós-sal

Esses campos vêm apresentando declínio constante

Peixes de cultivo: R$ 8 bi com a venda de 841 mil toneladas em 2021

Semana do Pescado 2022 vai movimentar o país em setembro

Últimas Notícias

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...

China aposta no controle da inflação este ano

BPC: condições favoráveis para manter os preços geralmente estáveis

Medidas de estímulo aos campos de petróleo e gás na área do pós-sal

Esses campos vêm apresentando declínio constante