34.6 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Mr. Titanic

Enquanto os neoliberais tupiniquins mantêm silêncio ensurdecedor contra a ampliação da intervenção estatal nos Estados Unidos e na Europa, na terra de Bush ainda existe quem defenda os princípios do credo até as últimas conseqüências. Em documento intitulado “Carta aberta aos meus amigos de esquerda”,  Steven Horwitz, do Departamento de Economia da St. Lawrence University, nega que a falência do sistema financeiro dos EUA tenha sido causado pela anarquia dos mercados. Para Mister Horwitz, o problema foi causado por “alguns dos tipos de regulação governamental como as que vocês propõem agora”. Edward J. Smith, o comandante do Titanic, já tem sua versão pós-moderna.

Aumenta&abaixa
A antiga reclamação dos telespectadores contra o súbito aumento do volume na hora do intervalo comercial poderá ser minimizada. A CCE, por exemplo, já fabrica televisores com um sistema interessante: quando o telespectador muda de canal, o volume abaixa e aumenta, de segundo a segundo, até chegar ao nível ajustado anteriormente. Segundo a CCE, o objetivo é justamente combater essa incômoda distorção. No entanto, trocado de canal, o telespectador continuará a conviver com o aumento do volume no intervalo comercial.

Conhecidos
O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais – Rio de Janeiro (Sintuperj) entrou na campanha eleitoral para prefeito do Rio com o slogan “Quem conhece Cabral não vota em Paes”. O Sintuperj reclama que, embora, quando candidato, o governador Sérgio Cabral (PMDB) tenha assinado documento comprometendo-se a defender a Uerj, os trabalhadores da universidade amargam sete anos e meio sem reajuste salarial – desse período, dois anos de governo Cabral. O sindicato estima em 72,74% a defasagem salarial. Os funcionários reclamam ainda que, embora a Constituição estadual destine 6% do Orçamento do Rio à Uerj, o governador aplica apenas cerca de 1,5% na universidade.

SOS
Cubanos que vivem no Brasil, reunidos na Associação José Martí, estão à frente de uma ampla campanha no país para assegurar ajuda humanitária a Cuba. A campanha será lançada no Rio, no próximo dia 10, em local ainda não definido. Em menos de dez dias, a ilha foi devastada pelos furacões Gustav e Ike, que causaram prejuízos de US$ 5 milhões de dólares e obrigaram cerca de 3 milhões de pessoas, quase um quarto da população, a abandonar suas casas. Os furacões danificaram 470 mil prédios, derrubando 168 mil.

TI
Principal evento dedicado à tecnologia da informação (TI), o Rio Info 2008, termina, nesta quinta-feira, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. A Universidade Estácio de Sá é um dos patrocinadores do evento, com o objetivo de dar visibilidade aos cursos que oferece na área, como Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Sistemas para Internet.

Amigos
O escritor José Louzeiro, autor, entre outros de Araceli, meu amor e Pixote, a lei do mais fraco”, resolveu mergulhar nos bastidores do Partido Verde (PV) para expor as entradas do partido: “Montado com a plataforma de preservação da natureza, mas que hoje se encontra afundando em um mar de denúncias, prestações de contas não-aprovadas, dirigentes egocêntricos e recibos de empresas que funcionam até dentro de um lago”, assim o autor define o resultado do seu trabalho, que resultou em Partido Verde – O Clube dos Amigos, no qual narra a situação do partido, que, na origem, apresentava-se como o defensor da preservação ambiental.

Briga boa
O candidato do PSOL à Prefeitura do Rio, Chico Alencar, defende o fim do monopólio do Banco Santander para pagamento de servidores municipais. Esta foi uma das sugestões feitas pela população em consulta realizada pelo partido.

Chutometria
Não são apenas os institutos de pesquisa que erram feito a cada eleição. Matemáticos dublês de comentaristas esportivos também passam longe ao fazerem previsões sobre o Campeonato Brasileiro de futebol.

Artigo anteriorReplay
Próximo artigoÉ brinquedo, sim
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.