26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Mudo

O PFL dá a estocada: o apresentador do programa Roda Viva, da Rede Educativa, jornalista Paulo Markun, disse que Lula foi convidado para dar entrevista e recusou. Já Geraldo Alckmin topou e enfrentou as perguntas na noite da última segunda-feira. No México, o candidato de esquerda, Andrés López Obrador, era franco favorito e não foi aos debates com os demais concorrentes. Acabou ultrapassado, por menos de um ponto percentual, pelo candidato da direita, Felipe Calderón, resultado que deve ser confirmado nesta quarta.

Déficit de atenção
Para combater o déficit habitacional brasileiro, hoje em 7,9 milhões de unidades, seriam necessários investimentos da ordem de R$ 160 bilhões. Deste déficit, 91,6% situam-se na faixa de renda de até cinco salários mínimos. No ano passado, foram produzidas apenas 69.921 novas unidades habitacionais com recursos do FGTS – menos de 1% do necessário para cobrir o déficit. O setor da construção calcula que, para eliminar a carência no prazo de 16 anos, e ainda atender à demanda crescente da população, teriam que ser produzidas 400 mil unidades por ano.
De acordo com dados do Placar da Habitação, divulgado todos os meses pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a produção média mensal subiu de 6.526 unidades, em 2005, para 9.450, em 2006 – aumento de 62%.

Custo Brasil
A Cbic destaca que, de acordo com relatório da ONU, a favelização das cidades traz conseqüências enormes para a população: a taxa de mortalidade infantil nas favelas do Rio é três vezes maior que no restante da cidade e mais da metade dos casos de morte das crianças de até cinco anos é provocada por doenças típicas destes locais.

Jubileu
Durante o ano de 2006, quando se celebra o Jubileu de Ouro de José de Paiva Netto na Legião da Boa Vontade (LBV), estão sendo realizados vários eventos comemorativos nas capitais brasileiras, iniciados em Porto Alegre, no último dia 20. A próxima festa acontece nesse sábado, a partir das 9h, com o Congresso das Famílias, um evento com entrada franca. O encontro será no Ginásio da Portuguesa, na Marginal Tietê em São Paulo, SP, e terá atrações como músicas e grupos folclóricos.

Micros
O Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento assinarão na quinta-feira acordo de cooperação técnica para fortalecer o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A assinatura acontecerá durante a 9ª Reunião Plenária do Fórum.

Conhecimento nas férias
A V Edição da Estação USP – um programa de extensão universitária apresentado durante as férias de julho – irá este ano a Atibaia, Brotas, Cananéia, Mococa, São Carlos e São Sebastião. Estudantes e professores vão apresentar atrações artísticas científicas educacionais gratuitas à população. A abertura foi dia 3, na Stereo Música e Festa. Centros culturais, cinemas, museus, teatros, praças e shopping estarão abertos para receber atividades como teatro, cinema, música, esporte, jogos, avaliações físicas, palestras, orientação para detecção precoce do câncer de mama. E ainda aulas de culinárias, com reaproveitamento de alimentos, orientação nutricional, visitas monitoradas a praias e costões rochosos, educação ambiental, exposições fotográficas, oficinas de artes, danças, capoeiras e astronomia.

Linha ocupada
Postos de trabalho no setor de telecomunicações – leia-se telemarketing – respondem por mais de 20% dos novos empregos, segundo dados de uma empresa da área de contratação de trabalhadores. Isso significa salários baixos e pouco impulso ao desenvolvimento.

Au, au
Parece brincadeira, mas é verdade: a Casa Branca mantém uma página em seu site dedicada a Barney, o scotish terrier de seis anos da família Bush. Clinton, pelo menos, tinha um cão da raça estadunidense cocker americano.

Artigo anteriorMulta
Próximo artigoFim de greve
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.