Mãezona

Do deputado federal Ivan Valente, do grupo autêntico do PT, salientando porque é contrário à autonomia do Banco Central: “O Banco Central é a mãe de todas as agências. A aprovação da autonomia é a terceirização da política econômica sob o controle de bancos e do mercado.”

Vida real
Um dia depois de o vice-presidente da República, José Alencar, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) terem advertido que a economia real vai mal, a Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib) divulgou dados que desautorizam a confusão entre a euforia da economia virtual com o setor produtivo. Segundo a Abdib, depois de ficar estagado ano passado, o setor de infra-estrutura deve amargar retração real de 7% este ano. E o presidente da Abdib, José Augusto Marques, ainda lembra que “estamos considerando uma base de comparação já bastante deprimida”.
A entidade adverte que a redução da atividade do setor compromete o desenvolvimento do país. “A perda de força nos mercados de energia, petróleo, transportes e saneamento pode comprometer o próprio desenvolvimento da economia brasileira. Sem a plataforma da infra-estrutura, não há possibilidade de expansão em outros setores”, salienta Marques.
Depois de cair 10% entre 2001, o pedido de encomendas, segundo a Abdib, deve voltar a cair este ano, somando queda de 17% em dois anos, o que, para entidade, caracteriza um aprofundamento da retração no mercado de bens e serviços.

Trincheira
A resistência à aprovação da “autonomia” do Banco Central racha literalmente ao meio a bancada de deputados federais do PT. Além dos 35 deputados do grupo autêntico do partido cuja declaração de voto foi registrada pela mídia, 21 integrante da bancada também manifestaram a necessidade de garantir um BC a serviço do desenvolvimento econômico. O PT elegeu 92 deputados federais.
Além das resistências no PT, três partidos da base governista já fecharam questão contra a “autonomia” do BC: PCdoB, PDT e PSB.

Dois gumes
Comemorada por quem depende de matérias-primas cotadas em dólar, a alta na cotação do real incomoda quem vem lucrando com exportações. Nesse caso estão as indústrias de equipamentos ferroviários e rodoviários, que comemoram vendas para o exterior de carroçarias de ônibus, vagões e peças. O presidente do Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), José Antônio Fernandes Martins, defende a manutenção do câmbio “de forma realista” no patamar adequado e a necessidade de ações do Banco Central para manter o bom fluxo das exportações.

Stress
A mulher executiva fuma mais que o homem executivo e, apesar de sempre atenta à realização anual de exames ginecológicos e de mamas, tem esquecido o coração. É o que revela pesquisa baseada em cerca de 13.500 check-ups masculinos e 4 mil femininos realizada pela clínica especializada Med Rio Check Up. Além do fumo, uso exagerado de bebida, alimentação inadequada, automedicação e vida sedentária, anteriormente detectados nos homens, hoje atingem também a mulher executiva brasileira.

Preço
A afirmação do ministro da Casa Civil, José Dirceu, feita em entrevista no fim de semana, de que a manutenção da política atual, destinada “a construir a confiança” no país, não tem resultado em aumento da dívida pública revela uma condescendência excessiva com os números do ministro Antônio Palocci. Apenas nos dois primeiros meses do ano, os juros paloccianos elevaram a dívida pública em R$ 21 bilhões.

Unanimidade
O repúdio ao genocídio promovido por Bush no Iraque promove formas de solidariedade as mais variadas. Na Grécia, por exemplo, funcionários públicos em greve decidiram recolocar o transporte público em funcionamento para permitir que manifestantes participassem de ato contra a guerra.

Artigo anteriorBomba atômica
Próximo artigoFantoche?
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasil: 3º maior em descomissionamento offshore em 10 anos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1584/21 que propõe regras para o desmonte e a reciclagem de embarcações e de instalações...

Eve faz parceria para acelerar soluções de mobilidade aérea urbana

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc (Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria...

UE promete tolerância zero em relação a fraude

A Comissão Europeia vai ter “tolerância zero” em relação à fraude e às “desconformidades” na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros...

Primeiros REITs da China começam a ser negociados

O primeiro lote de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs, sigla em inglês) da China começou a ser negociado nesta segunda-feira, com cinco...

Investimento estrangeiro direto recua 20 anos no Brasil

Os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), devido a crise da Covid-19, despencaram globalmente em 35% em 2020, ao passarem de US$ 1,5 trilhão...