Mãezona

Do deputado federal Ivan Valente, do grupo autêntico do PT, salientando porque é contrário à autonomia do Banco Central: “O Banco Central é a mãe de todas as agências. A aprovação da autonomia é a terceirização da política econômica sob o controle de bancos e do mercado.”

Vida real
Um dia depois de o vice-presidente da República, José Alencar, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) terem advertido que a economia real vai mal, a Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib) divulgou dados que desautorizam a confusão entre a euforia da economia virtual com o setor produtivo. Segundo a Abdib, depois de ficar estagado ano passado, o setor de infra-estrutura deve amargar retração real de 7% este ano. E o presidente da Abdib, José Augusto Marques, ainda lembra que “estamos considerando uma base de comparação já bastante deprimida”.
A entidade adverte que a redução da atividade do setor compromete o desenvolvimento do país. “A perda de força nos mercados de energia, petróleo, transportes e saneamento pode comprometer o próprio desenvolvimento da economia brasileira. Sem a plataforma da infra-estrutura, não há possibilidade de expansão em outros setores”, salienta Marques.
Depois de cair 10% entre 2001, o pedido de encomendas, segundo a Abdib, deve voltar a cair este ano, somando queda de 17% em dois anos, o que, para entidade, caracteriza um aprofundamento da retração no mercado de bens e serviços.

Trincheira
A resistência à aprovação da “autonomia” do Banco Central racha literalmente ao meio a bancada de deputados federais do PT. Além dos 35 deputados do grupo autêntico do partido cuja declaração de voto foi registrada pela mídia, 21 integrante da bancada também manifestaram a necessidade de garantir um BC a serviço do desenvolvimento econômico. O PT elegeu 92 deputados federais.
Além das resistências no PT, três partidos da base governista já fecharam questão contra a “autonomia” do BC: PCdoB, PDT e PSB.

Dois gumes
Comemorada por quem depende de matérias-primas cotadas em dólar, a alta na cotação do real incomoda quem vem lucrando com exportações. Nesse caso estão as indústrias de equipamentos ferroviários e rodoviários, que comemoram vendas para o exterior de carroçarias de ônibus, vagões e peças. O presidente do Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), José Antônio Fernandes Martins, defende a manutenção do câmbio “de forma realista” no patamar adequado e a necessidade de ações do Banco Central para manter o bom fluxo das exportações.

Stress
A mulher executiva fuma mais que o homem executivo e, apesar de sempre atenta à realização anual de exames ginecológicos e de mamas, tem esquecido o coração. É o que revela pesquisa baseada em cerca de 13.500 check-ups masculinos e 4 mil femininos realizada pela clínica especializada Med Rio Check Up. Além do fumo, uso exagerado de bebida, alimentação inadequada, automedicação e vida sedentária, anteriormente detectados nos homens, hoje atingem também a mulher executiva brasileira.

Preço
A afirmação do ministro da Casa Civil, José Dirceu, feita em entrevista no fim de semana, de que a manutenção da política atual, destinada “a construir a confiança” no país, não tem resultado em aumento da dívida pública revela uma condescendência excessiva com os números do ministro Antônio Palocci. Apenas nos dois primeiros meses do ano, os juros paloccianos elevaram a dívida pública em R$ 21 bilhões.

Unanimidade
O repúdio ao genocídio promovido por Bush no Iraque promove formas de solidariedade as mais variadas. Na Grécia, por exemplo, funcionários públicos em greve decidiram recolocar o transporte público em funcionamento para permitir que manifestantes participassem de ato contra a guerra.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBomba atômica
Próximo artigoFantoche?

Artigos Relacionados

Não, a Petrobras não quebrou

Na época em que os preços dos combustíveis não eram descontrolados, caixa da estatal era superior ao atual.

Hood Robin e o ICMS nos combustíveis

Reduzir impostos tira da sociedade para dar a poderosos.

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Últimas Notícias

RNI diz que novo plano trouxe melhor resultado em 7 anos

Total de unidades financiada atingiu recorde de R$ 228 milhões

Volume de sedãs cai nos últimos anos

Onix Plus foi o mais vendido em 2021, apesar da crise dos semicondutores.

Sindicatos defendem política pública para tratar dos combustíveis

Melhor alternativa é considerar todas as etapas e beneficiar o consumidor

Redução dos impactos socioeconômicos das mudanças climáticas

Engajamento necessário de todos os atores sociais, especialmente das empresas.

O cenário da construção civil para 2022

Por Victor Gomes.