Muita retórica e pouca ação na Petrobras

Nova diretoria da Aepet toma posse, e presidente Felipe Coutinho critica Petrobras: principais políticas não foram mudadas

148
Fachada da sede da Petrobras
Fachada da sede da Petrobras (foto de Wang Tiancong, Xinhua)

A Associação dos Engenheiro da Petrobras (Aepet), em assembleia geral, elegeu e deu posse à diretoria no período 2024–2026. A entidade volta a ser presidida por Felipe Coutinho. Em seu pronunciamento, ele lamentou que a atual alta administração da estatal mantenha postura de “muita retórica e pouca realização prática”, no sentido de reverter as privatizações já realizadas, que começaram a ser delineadas quando Aldemir Bendine era presidente da Petrobras, portanto no 2º governo Dilma.

Coutinho também lamentou a manutenção da política de baixos investimentos, com reduzido conteúdo nacional, a continuidade, na prática, da política de preços paritários de importação (PPI), bem como a política de distribuição de altíssimos dividendos pela Petrobras.

“E não observamos nenhuma iniciativa para recompra das ações negociadas nos EUA. Ou seja, as principais políticas não foram mudadas. Os principais ativos não foram recuperados”, acrescentou o presidente da Aepet.

Além de Coutinho, integram a nova diretoria da Aepet: Fernando Leite Siqueira (vice); Herbert Campos Gonçalves Teixeira; Gustavo Baptista Marun; Ricardo Maranhão; e Felipe de Oliveira Brito.

Espaço Publicitáriocnseg

Afretamento de plataformas pela Petrobras prejudica estados

Em entrevista ao site Petronotícias, o consultor Felipe Rizzo expõe mais um dano da política da Petrobras em afretar plataformas, em vez de construí-las aqui: o valor do afretamento é descontado da Participação Especial. “Isso aumenta, talvez, em até 5 vezes o custo [da plataforma] e reduz substancialmente o valor das Participações Especiais no campo, que são as contribuições que seriam pagas à União” e aos estados.

Leia também:

Afretamento no exterior condena Transpetro à morte | Monitor Mercantil

Gaveta do Lira

Nos 4 anos de Bolsonaro no poder, foram protocolados 158 pedidos de impeachment na Câmara dos Deputados. Todos engavetados.

Rápidas

A Comissão de Celeridade Processual da OABRJ se reuniu com o TJRJ para tratar da escassez de magistrados nos fóruns da Barra da Tijuca e de Rio Bonito *** A Desenvolve SP abriu concurso para 13 cargos de nível superior, com salários de até R$ 7.082,22. Inscrições até 26 de março em vunesp܂com܂br *** Quais são os principais desafios no processo de transformação digital da Caixa? Carlos Vieira, presidente do banco, responderá no webinário gratuito promovido pela Escola de Negócios da PUC-Rio, terça-feira (27), às 20h. Inscrição aqui *** O Caxias Shopping promove, todo 4º sábado do mês, Feira de Adoção de animais domésticos em parceria com a ONG Gatinhos da Praça *** Neste sábado, das 14h às 18h, também tem Feira de Adoção de Cães e Gatos no West Shopping, em parceria com a Associação Casa Diolanda ***A jornalista e atriz Monique Curi faz noite de autógrafos para lançar seu 1º livro, A Virada de Chave, o Dia em Que Parei de Esperar, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, 29 de fevereiro, às 19h *** O Projeto Menina-moça, Mulher vai oferecer, gratuitamente, curso de Designer de Unhas, todas as segundas-feiras, a partir da próxima (26), das 14h às 16h, no Rio. Mais informações: (21) 99951-0407.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui