Muito a avançar

Dos 7.028 trabalhadores das 12 “Melhores Empresas para Trabalhar em Campinas e Região”, 2.066 são mulheres – o equivalente a 29% dos postos de trabalho. No que se refere aos cargos de chefia (diretoria, gerência e supervisão), as mulheres ocupam 24% do total. O estudo da Great Place to Work mostra que o interior de São Paulo ainda tem muito que avançar nesse campo. No Rio, pesquisa semelhante mostrou que 50% dos empregos e e 41% dos cargos de chefia são ocupados pelo sexo feminino.

Dia da Mulher
Das 683.689 empresas abertas e em atividade no Rio de Janeiro, 269.198 (39%) são chefiadas por mulheres, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucerja).

Mulheres em alta
Pesquisa da consultoria Curriculum junto a 1.200 empresas, com maioria feminina entre os empregados,  revelou que 86,2% consideram que as mulheres melhoraram seu desempenho profissional nos últimos anos. Para 98,4% dos entrevistados, elas possuem papel importante na empresa e 98,5% consideram o nível de desempenho feminino de bom a excelente. Perguntadas se as funcionárias poderiam ser promovidas, 88,8% das empresas responderam que sim.

Mas o salário…
Nos casos de gravidez na empresa, 46% consideram que houve equilíbrio entre vida pessoal e profissional. E 74,9% responderam não ter demitido funcionárias após a gravidez. E 17,4% dispensaram, mas alegaram mas que o desligamento não estaria relacionado à gravidez. Já 7,8% admitiram a existência de demissão posterior relacionada à gravidez. Para 53,2%, não haveria preconceito contra as mulheres na empresa, contra 37,6% que responderam que, apesar de pouco, ainda existe. Entre as que reconheceram  ainda haver preconceito, 36,4% afirmam que ele se manifesta nos salários inferiores, seguido por tratamento diferenciado, menos desafios e discriminação por maternidade.

Estilo Light
Início da madrugada de sábado, diante de mais um apagão com que a Light brinda seus clientes quase diariamente – desta vez em Copacabana – consumidores ligaram para o 0800 da empresa para reclamar e tentar se informar sobre a previsão para a volta da energia. Na primeira vez, a opção foi pela tecla “reclamar de corte de luz”. Após longo tempo de espera, nenhum funcionário atendeu. Nova tentativa, agora clicando em “falar com um atendente”; em vão novamente. No terceiro telefonema, um cliente mais cínico apertou a opção “denunciar “gatos””. Bingo! Em poucos segundos, foi atendido. O funcionário, claro, não tinha a menor idéia de quando a energia voltaria, mas a reclamação foi registrada.

Preparação
Interessados em concursos se reúnem novamente me São Paulo, dias 12 e 13 próximos, desta vez para participar da 1ª Feira do Concurso. Uma das palestras será sobre “A nova ortografia e o acordo ortográfico”, ministrada pelo presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel. Detalhes em www.feiradoconcurso.com.br

Preservação
Estão abertas até 31 de março as inscrições para a 19ª edição do Concurso de Desenho Infanto-Juvenil sobre o Meio Ambiente, uma iniciativa anual da Bayer e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Com o tema “Biodiversidade: preservando a natureza”, o objetivo é estimular crianças e jovens com idade entre 6 e 14 anos a refletirem sobre temas ligados ao meio ambiente. No Brasil, serão premiadas 15 crianças e adolescentes. Todos os inscritos participarão automaticamente do 19º Concurso Internacional de Desenho Bayer – Pnuma e concorrerão a uma viagem internacional com acompanhante. Mais informações em www.concursodepinturabayer.com.br

Ilegalidade
Um ciclo de palestras em defesa dos direitos do contribuinte – tendo como principais temas precatórios, Refis da Crise e antecipação tributária – será realizado nesta terça-feira, pelo Instituto de Estudos dos Direitos do Contribuinte (IEDC), em parceria com a Édison Freitas de Siqueira Advogados Associados. Os palestrantes prometem apontar as ilegalidades do Programa de Parcelamento de Dívidas do Governo Federal. O evento será na sede da Firjan. Mais informações em www.edisonsiqueira.com.br/ciclo_palestras/homr.html

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDisponível
Próximo artigoExemplo islandês

Artigos Relacionados

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Nem previsões otimistas fabricadas sobreviveram

Guedes e mercado desistem de apostas que não se concretizam.

Aquecedores solares equivalem a uma Itaipu

Tecnologia é nacional e mais barata, mas troca não se faz sem percalços.

Últimas Notícias

Empresa brasileira de produtos médico-hospitalares cresce 20% em 2021

Faturamento foi de R$ 28 milhões.

Brasileiro buscou mais crédito para compra de veículo

Veículos pesados e motos se destacam

Varejo, petrolíferas e bancos puxam Ibovespa

Siderúrgicas e Vale ficam na contramão do mercado

Uso de cheque cai ladeira abaixo

Avanço tecnológico mudou hábito arraigado da clientela

Covid-19 fecha 478 agências bancárias em SP

500 bancários foram confirmados com covid-19.