Muito além das ONGs

Apenas na populosa Índia, 400 milhões de pessoas não têm acesso à energia. O dado é apenas um para reafirmar que os debates na Conferência do Clima, na Dinamarca, demandam debates e soluções muito mais complexas que as performances de ambientalistas acolhidas pela mídia.

Pioneiro
Neste ano é comemorado o tricentenário da experiência realizada por Bartolomeu Lourenço de Gusmão, em Lisboa, em agosto de 1709. Diante da Corte Portuguesa, ele mostrou o primeiro engenho mais leve que o ar, um balão aquecido por uma chama. Cultuado pelos profissionais da Aeronáutica, é conhecido como o Pai da Aerostação.

Homenagem
Os 25 anos de trabalho na Caixa Econômica Federal e os diversos cargos ocupados até chegar à presidência da instituição credenciaram Maria Fernanda Ramos Coelho a receber a mais importante comenda do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes, oferecida pela Assembléia Legislativa. A entrega foi feita na manhã desta quarta-feira pelo deputado Noel de Carvalho (PMDB). O parlamentar destacou a importância de haver mulheres no comando de grandes empresas e o papel da Caixa na inclusão social e na diminuição da desigualdade.

Primeira necessidade
O filtro solar poderá ficar mais barato no Rio, com a alíquota de ICMS reduzida de 19% para 7%. Projeto do deputado estadual fluminense Luiz Paulo (PSDB) inclui o produto na cesta básica, que possibilitaria a redução do imposto. Na justificativa o parlamentar cita o Instituto Nacional do Câncer, que aponta o câncer de pele como o tipo de maior incidência no Brasil – 25% de todos os tumores malignos está diretamente relacionado à exposição ao sol. Estudo do Ministério da Saúde e da Universidade de São Paulo (USP) aponta que a média nacional de pessoas que se protegem diariamente contra a radiação ultravioleta, usando protetor solar, chapéu ou roupas adequadas, caiu de 53,3% para 39%, de 2007 para 2008.

Jornalismo financeiro
Para o veteraníssimo jornalista Sebastião Nery, que acaba de lançar A nuvem, seu décimo sexto livro, o jornalismo não mudou a essência da profissão. Segundo Nery, foi  sociedade é que mudou a essência do jornalismo: “Saímos de um jornalismo só político, desde a Independência, durante muito tempo tivemos um jornalismo só partidário, cada jornal representando os interesses de um grupo político e chegamos ao jornalismo empresarial, que é a grande contradição do jornalismo atual: ele diz que defende idéias, mas defende sobretudo os interesses empresariais do grupo que é dono da TV ou do jornal ou da revista a cujo serviço põe as idéias. Como passamos do capitalismo antes comercial, depois industrial, e estamos no financeiro, a imprensa é hoje sobretudo a expressão dos interesses do sistema financeiro que está por trás de todos os grandes jornais e TVs (excetuados naturalmente os pequenos, alternativos).”

Invisibilidade
Representantes da Associação Brasileira de Rádios e Televisão (Abert) forneceram mais uma prova emblemática da diferença entre liberdade de empresa e liberdade de expressão. Após recusaram-se a participar da Conferência Nacional de Comunicação (Cofecon), que se realiza até quinta-feira em Brasília, passaram a acusar o Cofecon de representar uma ameaça de controle sobre a imprensa. Paralelamente, excluíram o encontro da pauta de seus veículos. Mais revelador da visão da liberdade de expressão desses latifúndios midiáticos, impossível.

Participação estadual
A necessidade de descentralização da gestão mineral, como prevê o inciso XI do artigo 23 da Constituição Federal é uma das propostas do setor de mineração do Rio de Janeiro enviadas ao Ministério das Minas e Energia. O documento, elaborado em reuniões ocorridas em novembro, encabeçadas pelo Serviço Geológico estadual (DRM-RJ), pede também o compartilhamento com os estados de decisões de prioridades e recursos para implementação de políticas regionais de geologia e mineração.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAtivos tóxicos
Próximo artigoRemédio nacional

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Scheer Churrasqueiras dobra vendas na pandemia

Empresa lançou 25 itens em sua linha residencial.

RJ terá receita extra de R$ 100 bilhões

Uma receita extra de R$ 100 bilhões nos próximos dez anos é o que prevê o governo do Estado do Rio de Janeiro com...

Forte recuperação do seguro Viagem

O seguro Viagem continua a mostrar recuperação depois de um forte período de quedas devido à pandemia da Covid-19 e às restrições impostas como...

CNseg aponta vetores de impacto da economia nos próximos meses

Os vetores prós e contra o crescimento do PIB do país em 2021 e em 2022 são relacionados na nova edição (nº 56)...

Presidente da Delphos recebe o Prêmio da Revista InsuranceCorp

A presidente da Delphos, Elisabete Prado, recebeu o troféu “Destaques Pessoais e Personalidades”, conferido, nesta quarta-feira durante o “2021 Insurance Corp Awards – Melhores...