Muito além do Palocci

Esta coluna espera que a demissão do ministro Antonio Palocci não retire o foco da imprensa e dos órgãos interessados em examinar as razões de aumentos exponenciais de patrimônio, principalmente de ex-integrantes de órgãos estratégicos de Estado que migram para o paradisíaco mundo das consultorias. Com essa preocupação, repassa sugestão de experiente integrante do mercado financeiro: que tal a Receita Federal examinar com lupa os lançamentos de ofertas primárias de ações (OPA) – também conhecidas na língua pátria daquele universo como IPOs? Esta fonte diz ter fortes motivos para suspeitar que muitas OPAs, principalmente, as lançadas em momentos desfavoráveis para capitalização, servem de biombo a operações para esquentar dinheiro.

Virtual
Pesquisas recentes da consultoria Gartner, ainda em fase de tabulação, indicam que a América Latina está atrás do resto do mundo na adoção da computação na nuvem, como são chamadas as soluções que utilizam memória e capacidade de armazenamento de computadores e servidores ligados pela Internet. “Apenas 16% dos CIOs (diretores de TI) da região indicam que já adotam alguma forma de serviço na nuvem, contra uma média mundial de 23%; 59% não têm intenção de adotar o sistema nos próximos três anos (contra a média mundial de 31%)”, revela Cassio Dreyfuss, analista da Gartner.
Para Dreyfuss, o mercado global de serviços de TI, que gira em torno de US$ 820 bilhões, está mudando rápida e dramaticamente com a popularização da computação na nuvem e dos serviços realizados fora da empresa. A consultoria realizará em São Paulo a VIII Conferência Gartner Outsourcing (www.gartner.com/br/outsourcing), nestas terça e quarta-feiras.

Real
A adoção da computação na nuvem deve ser bem pesada, não somente pelas questões como disponibilidade (caso haja problema na Internet). O principal risco é de acesso aos dados por terceiros, como mostra o debate sobre uma possível invasão de e-mails armazenados no Gmail, do Google, de membros do governo norte-americano por hackers chineses. Ainda que a acusação possa ser apenas parte de uma “guerra fria” entre EUA e China, a ameaça é real.

Voz do povo
O professor Mauricio Werner e Marcio Carapeto lançam o livro A voz do povo é a voz de deus (Editora Qualitymark), no próximo dia 16, às 18h30, no Espaço Ideal Eventos (Rua Santa Luzia,760, Centro, Rio de Janeiro).

Revestimento
Depois de ampliar em 5% o número de suas lojas no Brasil, a Portobello Shop projeta elevar esse total em 15% este ano, dando prioridade ao mercado do Estado do Rio de Janeiro, onde pretende criar mais 12 unidades em 11 municípios. Única rede de franquias especializadas em revestimentos cerâmicos no país e com presença em 92 cidades de 21 estados, a Portobello Shop participa da ABF Franchising Expo, de quarta-feira a sábado, em São Paulo, para debater o momento vivido pelo segmento.

À vera
Enquanto o entretenimento e os negócios predominem em detrimento do jornalismo esportivo tupiniquim, leitores mais críticos devem ler com cautela as previsões emitidas por Ronaldo sobre seus possíveis “sucessores” nos gramados. Ao afirmar, por exemplo, que “passaria a coroa” para Neymar, é preciso lembrar que a jovem promessa do Santos tem como responsável pela divulgação da sua imagem a agência Nine, da qual o ex-jogador do Corinthians é um dos sócios.

Chamuscado
A reação da categoria e o apoio angariado pela população às acusações levianas assacadas pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), aos bombeiros mostraram que a blindagem nível 6 erguida por um grupo de comunicação para livrar Cabral de qualquer responsabilidade pelos inúmeros problemas da sua administração não é imune ao fogo da ira de uma corporação mobilizada e querida pela população.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGrande jogada
Próximo artigoSinais trocados

Artigos Relacionados

É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Olavo de Carvalho, quem diria, já escreveu no MM

Críticas à ‘Nova Ordem Mundial’, ‘Globo’, ‘Time’ e Garotinho.

Commodities voltam a subir e ameaçam inflação

Brasil dependerá, mais que nunca, do comportamento do real frente ao dólar.

Últimas Notícias

Prazo para Apresentação do 3º Ciclo da Oferta Permanente

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que todas as empresas inscritas interessadas em participar do 3º Ciclo...

Governo aposta na abertura do mercado de gás natural em Rondônia

O governo acredita que a abertura do mercado de gás natural no estado de Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos...

Faturamento da mineira Lett avançou 70% em 2021

A Lett, startup mineira especialista em Trade Marketing Digital, reportou que em apenas 12 meses, a empresa conseguiu um aumento de mais de 70%...

Relatório lista marcas chinesas como globalmente mais fortes

Várias empresas chinesas figuram entre as marcas mais fortes e de crescimento mais rápido do mundo listadas pelo relatório “Global 500 2022”, da consultoria...

Brasil quer retaliar países em disputas paralisadas na OMC

O Congresso Nacional vai analisar uma medida provisória que autoriza o Brasil a suspender concessões e até retaliar membros da Organização Mundial do Comércio...