Multilatinas investem mais em pesquisa

440
Economia compartilhada, Bicicletas na Argentina
Bicicletas na Argentina (foto divulgação Tembici)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgou a pesquisa “Radiografia das empresas multilatinas e das multinacionais na América Latina”, em que levanta a atuação das empresas multinacionais originárias de países da América Latina (multilatinas) e de corporações globais instaladas na região.

Uma das diferenças é que as multilatinas têm maior propensão a realizar atividades de pesquisa & desenvolvimento (P&D) do que as subsidiárias de multinacionais: 43% afirmaram ter investido nesse conceito, contra 10% das subsidiárias de grandes corporações mundiais. No entanto, as multinacionais registram um investimento médio em P&D (em relação ao total de vendas) superior ao reportado pelas multilatinas: 3,2% contra 1,38%. Além disso, estas últimas dificilmente registram pedidos de patentes, o que sugeriria, segundo o levantamento do BID, que suas atividades de inovação geram resultados não patenteáveis, seja por seu baixo grau de novidade/altura inventiva, seja por não serem objetos patenteáveis.

A participação média das mulheres no emprego total é de 35% nas multilatinas, acima dos 27% registrados nas pesquisas de filiais de multinacionais na América Latina. Em contrapartida, a participação de mulheres em cargos executivos ou gerenciais neste último tipo de empresa é muito maior do que nas multilatinas (29% vs. 19%).

O padrão de expansão das multilatinas é majoritariamente intrarregional: 88% das subsidiárias estão na América Latina e outros 7% na América do Norte. Embora todas as multilatinas pesquisadas estejam organizadas como corporações, apenas 37% estão listadas na bolsa de valores (e menos de 5% nas bolsas norte-americanas).

Espaço Publicitáriocnseg

 

Indexação x3

As tarifas das termelétricas “contrabandeadas” na privatização da Eletrobras terão direito a tripla indexação: inflação, dólar e combustível. Quem será beneficiado? É só perguntar para os lobistas dos setores de energia e óleo e gás.

 

Rápidas

Nesta terça-feira, às 14h, a OABRJ e a Prefeitura do Rio farão uma apresentação do curso de Capacitação dos Guardas Municipais sobre as Prerrogativas da Advocacia *** Richet Medicina & Diagnóstico acaba de renovar o certificado de acreditação do Colégio Americano de Patologistas (CAP). O grupo é um dos 10 do Brasil a possuir a certificação *** Entre 27 de abril e 1º de maio, a Editora Colli Books participa do Flipoços virtual 2022, em Poços de Caldas (MG) *** O professor português Rui Miguel Zeferino Ferreira, do Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (Isvouga), será um dos palestrantes do webinário Papo com o IAB sobre “O ICMS e o e-commerce”, nesta terça, às 9h. Inscrições aqui *** Os advogados Diogo Nolasco e Mauricio Bove, do escritório LPLaw, foram admitidos como novos membros da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM) *** Leonardo Chucrute, empreendedor e CEO do Colégio e Curso Zerohum, realizará a palestra “Os Três Pilares Para uma Escola de Sucesso” neste sábado (30), a partir das 8h, no Hotel H, em Niterói. Inscrições aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui