O sistema internacional está passando por uma mudança notável em direção à multipolaridade, de acordo com o Munich Security Report 2025, divulgado nesta segunda-feira. A tendência deverá acelerar com o retorno de Donald Trump à Casa Branca após quatro anos.
O relatório, revelado antes da Conferência de Segurança de Munique (MSC, sigla em inglês) anual, sugere que, embora o mundo ainda não seja definitivamente multipolar, o poder está cada vez mais difuso entre um número maior de atores.
O governo Trump pode acelerar a multipolaridade do sistema internacional, pois outros atores assumirão maior responsabilidade por certas regiões ou questões políticas, analisa o relatório. O relatório deste ano se concentra nos papéis dos principais atores na ordem multipolar emergente. Para muitas pessoas ao redor do mundo, um mundo mais multipolar é uma promessa significativa.
O Munich Security Report 2025 traz capítulos sobre a União Europeia e 6 países (EUA, China, Rússia, Índia, Japão e Brasil). O capítulo 8 é sobre o Brasil e tem o título “Lula land” (terra de Lula).
O relatório afirma que, sob Lula, o Brasil promoveu uma visão de uma ordem global que se baseia no conceito de “multipolaridade cooperativa”, originalmente cunhado pelo ex-ministro das Relações Exteriores Antonio de Aguiar Patriota. “Com base no direito internacional, na universalidade dos direitos humanos e na rejeição do uso da força, o conceito destaca a importância de mecanismos de governança global mais inclusivos para a estabilidade e a segurança.”
O Brasil vê a possibilidade de o Sul Global assumir um papel mais forte na tomada de decisões internacionais e “colocou a reforma da governança global no topo da agenda da presidência do G20 do ano passado, juntamente com outras prioridades do Sul Global, como a redução da pobreza e a segurança alimentar”.
Em queda
Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos, projeta que a inflação oficial (IPCA) de janeiro, que será divulgada nesta terça-feira, caia para 0,16%, com variação em 12 meses de 4,56% – perto do topo da meta do Banco Central.
“No âmbito dos alimentos, deve haver uma desaceleração nos preços se comparados ao observado no IPCA-15 de janeiro, com destaque para as frutas, os cereais, leguminosas e oleaginosas, hortaliças e verduras e carnes. Importante notar que este é o terceiro mês consecutivo de desaceleração significativa nos preços dos itens deste último grupo”, destaca Angelo.
Pesar
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou nota lamentando o falecimento de Carlos Mariani, “um dos mais ilustres empresários e intelectuais que tanto contribuiu com o desenvolvimento da indústria fluminense e brasileira e das relações internacionais do país”.
Rápidas
O presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, e a chefe-executiva da British Library, Rebecca Lawrence, assinaram, nesta segunda-feira, memorando de entendimento na sede da biblioteca britânica em Londres *** A próxima edição da Mostra Itinerante de Cinema Educacional (MICE) vai ser dedicada ao público infantil. Serão exibidos 7 filmes de animação de jovens cineastas brasileiros. Na sessão gratuita, que acontece nesta quinta-feira, às 10h, serão apresentados: Contos Mirabolantes: o olho do Mapinguari, Casa-carta, Penca no Parque, Lucinéia, Pedro, a Pedra, Era uma noite de São João e PiOinc. A exibição acontecerá no Cine Arte UFF, em Niterói (RJ). A MICE é uma produção do coletivo Aeroplano – Cinema e Educação *** O Instituto Unidas para Sempre falará sobre os direitos dos pacientes de câncer em vídeo ao vivo que contará com a participação dos advogados Carlos Henrique e Lauciano Manso nesta quinta, às 19h30, pelo perfil de Instagram da instituição.