Mundo novo

Ao menos no terreno da macroeconomia, as projeções do plano de negócios 2007-2011 da Petrobras parecem estar muito mais otimistas do que conservadoras, classificou o presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli. Contrariando a OCDE, a Petrobras espera que em 2011 o PIB mundial mundo esteja crescendo em média 4,2%, com a América Latina patinando nos 3,7%. Mas improvável será o preço do barril de petróleo (brent) cair para US$ 35, como espera Petrobras.

Real forte
Para o presidente da Petrobras, a valorização do real é um “fenômeno estrutural” que “se manterá ao longo do tempo”.

O fator H
A idéia de que o crescimento da candidatura Heloísa Helena nas pesquisas levará as eleições para o segundo turno pode ser uma subestimação do potencial de votos que a senadora está angariando. Com alta generalizada no país após modesta exposição na mídia, a candidata nordestina pode estar atraindo a simpatia daqueles que não se sentem representados na falsa polarização Lula-Alckmin. O temor – de ambos – era que essa “terceira via” (no bom sentido) fosse um candidato do PMDB, convenientemente afastado da disputa.
Isso, porém, não significa que o eleitorado não continue a perseguir os ideais de mudança, de nacionalismo, de ver a vida melhorar – em resumo, ver a esperança vencer o medo. Se nem Lula nem Alckmin vestem esse figurino, o eleitor pode ir em busca de uma opção. Se essa alternativa será Heloísa Helena, veremos nos próximos 40/60 dias.

Construindo um governador
Candidatos a governador do Rio de Janeiro serão sabatinados, nas próximas semanas, pelos empresários da construção civil. No próximo dia 25, o senador Marcelo Crivella, da coligação Crescendo Com o Rio (PRB-PTN-PRTB), inaugura a série. O encontro será a partir das 11h, no Sinduscon-Rio (R. do Senado, 213 – Centro).

DNA
Alguns estudos internacionais associam a capacidade de ser empreendedor à carga genética. Algo entre 3% e 5% da população mundial nasceria para se tornarem grandes realizadores, atributo que desenvolverão naturalmente se forem estimulados na infância e adolescência. Mais de 90% da população então nunca será um empreendedor? De maneira alguma, diz o consultor do Sebrae Luiz Fernando Garcia. Qualquer pessoa pode absorver características dos grandes empreendedores, diz o consultor em seu livro Gente que faz (Editora Gente), onde distingue a “personalidade empreendedora” da “conduta empreendedora”.

Luz
O professor Luiz Pinguelli Rosa realiza palestra, nesta quinta-feira, sobre o “Setor Elétrico Brasileiro”. O evento, promovido pela ABI, Corecon-RJ, Aepet e outras entidades, começará às 18h30, no auditório do nono andar da ABI (R. Araújo Porto Alegre, 71, Centro, Rio de Janeiro – RJ).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNeoliberalismo em queda
Próximo artigoLeilão da insensatez

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.