Mão no bolso

Alguns tribunais têm decidido que a retenção de 11% do valor bruto da nota fiscal de empresas optantes pelo Simples é ilegal. A retenção foi determinada pela Lei 9.711/88. As empresas que contratam serviços, prestados mediante cessão de mão-de-obra ou empreitada, são obrigadas a reter 11% do valor e recolher ao INSS a importância retida, em nome da empresa contratada. Na prática, o valor que a empresa do Simples pode compensar é ínfimo face ao valor que lhe é retido e acaba pagando todo mês uma quantia a maior do que a devida, acabando com o benefício da tributação simplificada. As empresas devem recorrer à justiça.

Dor de cabeça virtual
A liderança nas pesquisas para governador do Rio de Janeiro não tem dado somente alegrias ao candidato peemedebista Sérgio Cabral. Ele passou a liderar também no número de e-mails com denúncias sobre supostas irregularidades, posto antes ocupado pela Juíza Denise Frossard. Uma das mensagens que circulam pela Internet mostra fotos de uma suntuosa mansão em Angra (ou Mangaratiba, ambas na Costa Verde do estado) que pertenceria ao senador fluminense; outra, mais antiga, mas que voltou ao ar, conta detalhes de um suposto esquema que Cabral teria arquitetado quando era presidente da Assembléia Legislativa do Rio. Vários dos deputados citados respondem a um dos diversos inquéritos sobre irregularidades que pululam no Brasil nos últimos anos. Os e-mails aproveitam o anonimato proporcionado pela Internet para se propagar.

Na rede
No Brasil, aproximadamente 400 mil pessoas são portadores da doença de Parkinson, que atinge cerca de 1% da população mundial – entre outros, Michael J. Fox, João Paulo II e Muhammed Ali assumiram publicamente que tinham a doença de Parkinson. Para orientar essa população, a Novartis acaba de lançar no Brasil o portal ParkinsonPoly (www.parkinsonpoly.com.br).

Posto
A ONG Viva Rio já tem candidato ao comando geral da PM no estado: coronel Ubiratan de Oliveira Ângelo, diretor do Departamento de Ensino da Polícia.

Terceiro setor
Estão abertas as inscrições para a edição 2006 do curso Ferramentas de Gestão, que o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) realizará em São Paulo, entre 25 de agosto e 2 de dezembro. A proposta é atender à crescente demanda do terceiro setor e da iniciativa privada por conhecimento e profissionalização das ações sociais. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site www.gife.org.br. Mais informações pelo e-mail rose@gife.org.br.

Proconsult
Estudos feitos por uma comissão de matemáticos mexicanos concluiu que houve manipulação no cômputo dos votos na eleição para presidente do México. “Somente mediante uma manipulação cibernética na área de informática do IFE (órgão responsável pela apuração) poderiam ocorrer tais comportamentos anormais e improváveis”, dizem os acadêmicos, citados pelo boletim eletrônico Resenha Semanal. De acordo com o cômputo final de votos apresentado pelo IFE, a diferença entre o primeiro e o segundo lugar é menor que 250 mil votos, o que significa uma diferença de apenas dois votos por mesa. Uma manipulação de 30 votos em 10% das mesas permitiria mudar o resultado das urnas. Igualmente, a manipulação das cifras nos computadores do IFE poderia mudar o resultado final da eleição.

Brinde
A Confraria dos Amigos de Vinho Especiais se reúne nesta quinta-feira para um almoço no Espaço Phoenix do Clube Americano. No menu, criado pelo chefe Joël Guérin, terrine de salmão, linguado aos três molhos, tournedô com timbale de shitake e de sobremesa pera assada com molho grande marnier e biscuit de amêndoas. Os vinhos escolhidos foram das marcas Bodegas Del Fin del Mundo (Argentina) e Bodegas Miguel Torres (Chile).

Marco
A Petrobras inaugurou escritório da unidade de negócios da Bacia de Santos, em Santos. O escritório é uma marco, já que a partir dele a estatal fará desenvolvimentos na bacia, para que ela seja considerada uma produtora petrolífera como a de Campos, no Rio de Janeiro.

Artigo anteriorVerde do dólar
Próximo artigoTendências de TI
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

Segundo a FGV, índice acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.

Omissão em documento laboral deve ser resolvida na Justiça do Trabalho

Decisão afasta ações contra o INSS por possíveis erros cometidos pelas empresas.

Biden retoma restrições a viajantes que chegam do Brasil

Medida também afetará quem não é cidadão norte-americano que viaje a partir do Reino Unido e África do Sul.

Ação contra McDonald’s já beneficiou mais de 3 mil trabalhadores

Justiça reconheceu direito a maior pagamento de participação nos resultados.