Museu Nacional comemora 205 anos

151
Fachada recuperada do Museu Nacional após quatro anos do incêndio. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta um balanço das obras de reconstrução do Museu Nacional e a programação do bicentenãrio da independência.

O Museu Nacional/UFRJ vai comemorar 205 anos no próximo dia 4 (domingo), na Quinta da Boa Vista. Vinte e cinco atividades de divulgação científica, apresentações do Unicirco Marcos Frota e do grupo “Samba que elas querem” são alguns destaques da programação, que conta com a parceria estratégica do Projeto Museu Nacional Vive (cooperação entre UFRJ, Unesco e Instituto Cultural Vale) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Por meio de um desfile de moda e de uma roda de jongo, integrantes do Quilombo Quilombá e Ilé Àse Ògún Àlákòró também estarão na programação gratuita, voltada para todas as idades.

Das 10h às 17h, uma edição especial da feira Junta Local vai reunir cerca de 40 produtores locais de comida. Rodas de conversas e visitas educativas ao Herbário do Museu Nacional e ao entorno do Paço de São Cristóvão, que está em obras, complementam a programação.

“Não poderíamos comemorar os 205 anos de forma melhor, estamos integrando os diversos setores e departamentos do Museu, reunindo parceiros e promovendo o contato direto com o público, que acompanha tão ativamente os nossos esforços para abrir as portas novamente. Essa é mais uma demonstração de que o Museu além de estar seguindo os projetos de reconstrução e de busca de novas peças para suas coleções; continua vivo, realizando suas atividades científicas. Será uma grande comemoração, nessa que é a nossa casa e o ‘quintal’ dos cariocas, a Quinta da Boa Vista”, convida o professor Kellner.

Espaço Publicitáriocnseg

A Tenda Científica contará com dois intérpretes de libras que poderão acompanhar visitantes ao longo das atividades e, em alguns estandes, haverá peças e réplicas que poderão ser manuseadas pelo público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui