Musk, Trump e deportar cidadãos

Trump entra no meme de deportar o cidadão nascido fora dos EUA Elon Musk, mas o objetivo é calar contestadores

87
Donald Trump
Donald Trump (Foto: Hu Uousong/Agência Xinhua)

A briga entre Elon Musk e Donald Trump voltou a esquentar. O homem mais rico do planeta reiterou críticas contra a Lei Grande e Bonita (The One Big Beautiful Bill – sim, é assim mesmo que se chama) e ameaçou criar o Partido da América. O homem sentado na cadeira mais poderosa do planeta resolveu assumir memes e admitiu expulsar Musk – nascido na África do Sul, mas com cidadania estadunidense – dos EUA.

O dono da Tesla e do X não é o único alvo de Trump – ou talvez nem venha a ser, na verdade. O Governo dos EUA ameaça deportar cidadãos nascidos no exterior, e o exemplo maior é Zohran Mamdani, candidato democrata que tende a ser o novo prefeito de Nova York.

A investida do governo Trump é supostamente contra estrangeiros nascidos no exterior que venham a ser condenados nos EUA. Contra Mamdani, a acusação é de apoiar o terrorismo, embora isso tenha relação alguma com a realidade; o candidato democrata apoia os direitos dos palestinos.

Longe de ser um terrorista ou um comunista, como acusa a direita, Mamdani é um sopro de renovação na política dos EUA. Jovem e figura habitual no TikTok, ele dá voz a políticas que contrariam os interesses do stablishment estadunidense. Por isso seria um exemplo. Musk, por enquanto, não é o alvo.

Espaço Publicitáriocnseg

LEIA TAMBÉM:

É preciso banir X e Musk | Monitor Mercantil

As armas de Israel

O papo dos líderes europeus de apoio à Palestina e condenação dos ataques de Israel não passa disso: papo. A Europa foi responsável por mais da metade (54%) das vendas de armas israelenses, revelam dados do New York Times: “Israel, lutando uma guerra, diz que vendeu mais armas do que nunca no ano passado”.

É uma troca de chumbo: o Ocidente sustenta a indústria de guerra israelense comprando grandes quantidades de suas armas. Por outro lado, enviam bilhões de dólares em material bélico para Israel. As Forças Armadas israelenses receberam US$ 17,9 bilhões em ajuda militar dos EUA nos 12 meses após 7 de outubro de 2023. De 1949 a 2022, os EUA destinaram US$ 158 bilhões em ajuda militar aos israelenses.

Israel tem, proporcionalmente, o segundo maior gasto de defesa do planeta: 8,8% do PIB, atrás apenas da Ucrânia.

Rápidas

Nesta quarta-feira, das 12h às 14h, o Rio Memórias lança nova galeria online: “Rio sobre rochas”, no Anfiteatro Junito Brandão, na PUC Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea). Haverá conversa entre o geógrafo Marcelo Motta de Freitas, curador da galeria, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Tainá de Paula *** Até 27 de julho, o West Shopping, em parceria com o Centro Social Caminhos do Bem, promove campanha de doação de agasalhos *** Em parceria com a Kappamakki, idealizadora da Arena Jockey, a Brava Energia será a detentora de naming rights da 3ª edição do evento, de 29 de outubro a 31 de dezembro, no Jockey Clube Brasileiro *** 2a1 Cenografia assina “Jurassic World: Rebirth”, que faz estreia mundial no Shopping Metrô Tatuapé. A atração oficial da Universal começa neste sábado e vai até 12 de outubro. Mais informações aqui *** XN Leblon, já considerada a academia mais cara do Rio de Janeiro, será inaugurada nesta quinta-feira com personal trainer exclusivo e estrutura de luxo *** Começaram as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Golden Tombstone, do Ibef-SP, que destaca empresas e profissionais do mercado financeiro.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui