Depois de deixar a Secretaria municipal de Planejamento de São Paulo, o economista João Sayad desistiu de se candidatar ao cargo de secretário-executivo da Cepal. Segundo uma fonte do Chile, país que sedia a comissão, Sayad solicitou que seu nome fosse retirado da lista de concorrentes àquela vaga. Free-lancer, se somou ao time de críticos da política do ministro Antônio Palocci, que, para ele, mantém a mesma política de Malan, não por tática, mas por estratégia.
Genéricos
Os genéricos responderam por 18,2% do volume de medicamentos vendidos no país, no primeiro semestre, segundo levantamento da Pró Genéricos, entidade que reúne as principais indústrias do setor no país. A comparação foi feita apenas em relação aos medicamentos que já têm princípios ativos disponíveis na versão genérica e somam 256 tipos, respondendo por 38% das vendas. Em relação ao faturamento contabilizado em dólar, o segmento abocanhou 15%. Se considerado o mercado como um todo, a participação cai para 8,04% das unidades comercializadas e 6% do faturamento em dólar. Em alguns princípios ativos, no entanto, a participação dos genéricos ultrapassa os 50%, como no da Amoxicilina, cujas vendas de genéricos alcançaram 65% no primeiro semestre.
Segurança
O chefe de Polícia Civil do Estado Rio de Janeiro, Álvaro Lins, debate a “Segurança Bancária Dentro do Contexto do Tema Segurança no Estado”, promoção da Associação e do Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro. Será no próximo dia 5, às 14h30m, no Auditório Theophilo de Azeredo Santos (Av. Rio Branco 81 – 19º andar – Centro). Inscrições: (21) 2203-2188 ou 2253-1538.
Dominó
O fim do governo Sanchez de Lozada na Bolívia pode ser o primeiro da série de impeachments por rebeliões populares contra o neoliberalismo. No Peru, Alejandro de Toledo, cuja popularidade gira em torno dos 11%, pode cair a qualquer momento, segundo impressões de executivos brasileiros em viagem de negócios naquele país. Eleito como oposição a Alberto Fujimori, Toledo adotou e aprofundou as mesmas políticas que levaram o El Chino a seu exílio de luxo no Japão. Com o desemprego e o subemprego atingindo cerca de 80% da população, a violências nas ruas, principalmente nas zonas mais populares, como são chamadas as regiões mais próximas da capital, impressiona mesmo a moradores de grandes urbanos brasileiros.
Prévia
O apagão que vitimou Florianópolis ontem e anteontem pode ser uma amostra da ameaça que paira sobre o país para quando decolar a bolha de crescimento arquitetada pela equipe econômica a tempo de fazer efeito sobre as eleições do ano que vem. Diferentemente de 2001, quando foi a única região a escapar do racionamento, o Sul agora é um dos lugares com reservatórios em situação mais crítica a ponto de precisar receber energia do Sudeste.