Nacionalista

Lembrando que no último dia 16 completou dez anos o falecimento do ex-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) Barbosa Lima Sobrinho, o engenheiro Ricardo Maranhão, da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), lamentou que o fato tenha passado “em branco”. Maranhão quer promover um evento homenageando o grande nacionalista que foi Sobrinho, em parceria com o Clube de Engenharia, a própria Aepet e outras entidades.

Outra desculpa
Para o Sindicato das Financeiras do Estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ), a queda nos prognósticos de inflação, já para esse ano, sustentam a tese de que a economia não cresce mais nos níveis do início de 2010 e, por isso, não será necessário um ciclo de ajuste tão forte da Selic como se previa anteriormente. Mesmo assim, espera a elevação de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) que começa na próxima terça-feira.
Como análises mais isentas já mostravam desde o início do ano que o crescimento era apenas reflexo do fraco desempenho da economia nos primeiros meses de 2009 e da antecipação de compras para aproveitar o IPI reduzido, fica difícil justificar a alta dos juros. E, como a elevação nas taxas demora pelo menos seis meses para surtir efeito, a queda da inflação agora tem tanta relação com a ação do Banco Central quanto o bater de asas de uma borboleta com o furacão Alex.

Um dígito
O presidente da Secif-RJ, José Arthur Assunção – que apoia a ação do BC – analisa que a taxa de juros não precisará ficar em dois dígitos para conter possíveis repiques inflacionários. Segundo Assunção, com a inflação retornando ao centro da meta – “prevejo que isso aconteça ainda esse ano” – o Copom trará a taxa Selic ao nível de um único dígito novamente no início de 2011.

Segurança
Em 2010, o mercado brasileiro continua atrás do argentino em relação à disponibilidade do sistema ABS nos freios de automóveis. Na combinação de veículos nacionais e importados, pesquisa realizada pelo Cesvi Brasil – Centro de Estudos Automotivos registrou que 73% dos veículos comercializados na Argentina oferecem o equipamento de segurança em veículos de série, enquanto no Brasil o percentual é de 64%.
Entretanto, como item opcional, o ABS é oferecido na Argentina em 6% dos veículos, enquanto no Brasil essa parcela corresponde a 18%. No ano passado, a Resolução 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu a obrigatoriedade do sistema em veículos saídos de fábrica, nacionais e importados. As montadoras devem obedecer um cronograma de instalação gradativa nos veículos para que até 1º de janeiro de 2014 todos saiam fábrica com ABS.

Troca em destaque
O programa de troca de geladeiras antigas por novas da concessionária de energia Ampla foi incluído no Relatório Global do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2009/2010. A troca permite redução de até 20% nos gastos de eletricidade dos consumidores. O investimento da Ampla é de R$ 5 milhões por ano e já beneficiou mais de 11 mil famílias.

Olimpíada
Representado por seis estudantes, a equipe brasileira que participou da 51ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) conquistou duas medalhas de prata, uma de bronze e três menções honrosas. O único carioca no grupo, Matheus Secco, aluno do Sistema Elite de Ensino, conquistou uma das pratas. “Pretendo seguir a carreira de matemático e usar a experiência do evento em pesquisas acadêmicas”, enfatiza. A IMO reuniu 98 países na cidade de Astana, capital do Cazaquistão. O Brasil começou a participar da competição em 1979 e já conquistou 90 medalhas, sendo oito de ouro, 23 de prata e 59 de bronze.

Centralismo
Se feito por outro órgão, o Índice de Atividade Econômica seria taxado de desperdício de dinheiro público, pois apenas apura o que diversas outras instituições já fazem há anos. Mas como o órgão é o Banco Central, a grande mídia guarda silencioso respeito.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEngenheiros do Estado
Próximo artigoBC na contramão

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais