Beijing, 17 jul (Xinhua) — A Administração Nacional de Regulação Financeira (NAFR, em inglês) emitiu recentemente as regras administrativas relativas às empresas de financiamento automotivo, que entrarão em vigor a partir de 11 de agosto, visando fortalecer a regulamentação do setor, informou Xinhua Finance em 14 de julho.
As regras exigem que os provedores de capital das empresas de financiamento automotivo sejam empresas não bancárias que estão registradas domesticamente e no exterior e que estejam de acordo com as leis e regulamentos relevantes e possuam personalidades jurídicas separadas.
Entre eles, os principais provedores de capital de uma empresa de financiamento automotivo devem ser produtores de veículos completos ou instituições financeiras não bancárias.
Pelo menos um dos provedores de capital de uma empresa de financiamento automotivo deve ter mais de cinco anos de experiência em gestão de crédito ao consumo automotivo e controle de riscos. Caso contrário, uma empresa de financiamento automotivo deve introduzir uma equipe de gestão profissional qualificada, que deve incluir pelo menos um membro da alta administração com vasta experiência em negócios de financiamento automotivo e um profissional de gestão de riscos.
Conforme as regras, o capital social mínimo de uma empresa de financiamento automotivo é de um bilhão de yuans ou seus equivalentes em outras moedas livremente conversíveis. O capital social é exigido para ser capital integralizado pago à vista. Fim
Leia também:
Vendas de automóveis na China sobem 9,8% no primeiro semestre