Estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que no Dia dos Namorados deste ano o consumidor brasileiro deve desembolsar em média 238 reais com os presentes de seus parceiros. Com esse valor médio gasto pelos consumidores o setor de varejo e serviço deve movimentar, aproximadamente, R$ 23 bilhões. A principal forma de pagamento escolhida entre os entrevistados será à vista (65%), enquanto 33% devem optar pelo parcelado.
O Pix aparece com 27% das preferências dos consumidores, superando as transações feitas pelo cartão de débito (13%). Quando comparadas as principais modalidades de pagamento o Pix fica apenas atrás apenas do cartão de crédito que possibilita o parcelamento da compra (31%).
Para lidar com os preços elevados, 76% dos consumidores planejam pesquisar antes de comprar, principalmente pela internet.
Os dados revelam ainda que 29% das pessoas ouvidas reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 30% acreditam que os parceiros merecem, 26% querem agradar, não se importando se vão gastar mais do que deveriam e 16% gostam de impressionar.
Já estudo da ClearSale prevê que as compras virtuais para o Dia dos Namorados deste ano podem chegar a 5,1 milhões de pedidos. Destes, pelo menos 58,1 mil devem ser alvos de tentativas de fraude, totalizando em valores cerca de R$ 72,8 milhões, um aumento de 19,56% em relação ao ano anterior. O tíquete médio das tentativas de golpes estimado é de R$ 1.229,06 contra R$ 1.159,41, em 2023. O estudo abrange o período de 1º a 12 de junho.
Para a estimativa, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce e pedidos de entidades 100% analisados pela ClearSale. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
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