Namorados: quase metade não pretende gastar mais que R$ 100

444
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)

Pesquisa realizada pela All iN Social Miner, em parceria com a Opinion Box mostra que neste Dia dos Namorados 53% vão presentear alguém – um ganho de 6 pontos percentuais em relação ao valor apurado no mesmo período do ano passado, quando 47% afirmaram pretender ir às compras. Além disso, outros 15% estão indecisos. Os mais novos parecem celebrar mais a data consumindo presentes, sendo que 55% do público que tem entre 16 e 49 anos afirmou que deve presentear, enquanto entre os que têm 50 anos ou mais o índice cai para 43%.

Moda & acessórios aparece como categoria favorita para presentear, seguida por beleza & cosméticos, e eletrônicos & informática. Mas separando a preferência por gênero, 19% das mulheres devem optar por itens da categoria esportes para agradar o par e 29% do público masculino pretende comprar em floriculturas.

O valor médio que 11% afirmaram desejar gastar com presentes é de até R$ 50. 31% estão dispostos a desembolsar de R$ 51 a R$ 100, 23% de R$ 101 a R$ 200, e 13% devem investir entre R$ 201 e R$ 300. A forma de pagamento que a maioria, 57%, vai escolher é o cartão de crédito (a prazo). Outros 37% querem pagar no dinheiro, 34% no cartão de débito, e 29% vão aderir ao Pix.

Dentre os que ainda não decidiram se vão presentear alguém ou não, e os que já estão certos de que vão às compras, 75% afirmaram que vão consumir onde houver bons preços e promoções, 55% levarão em conta aspectos como garantia de qualidade, e 52% vantagens no frete.

Espaço Publicitáriocnseg

Alguns pontos que merecem atenção dos varejistas, como taxas de frete ruins, que são motivo de desistência para 54% dos clientes, prazos de entrega ruins, agravantes para 49%, e avaliações negativas no site ou nas redes sociais, que podem fazer 46% optarem por não comprar.

Já pesquisa da Toluna, empresa especialista em insights de mercado, apontou que 45% dos respondentes disseram não crer que a data em plena pandemia seja uma experiência ruim. Resultado disso é que 90% dos entrevistados confirmaram que comemorarão o dia mesmo com a pandemia, enquanto 15% creem que não muda em nada que o Dia dos Namorados seja celebrado em meio ao isolamento. Já a percepção dos entrevistados quanto ao significado da data divide opiniões: 33% creem que a data é especial, enquanto 21% acreditam que ela tem caráter comercial. E 45% concordam que o Dia dos Namorados é comercial e especial ao mesmo tempo.

O hábito de presentear na data continua firme e forte: 31% dos entrevistados já comprou presente, 64% ainda não comprou, mas pretende adquirir e apenas 3% não planeja presentear seu parceiro. E os internautas românticos dão preferência a compras online: entre os que já garantiram o presente, 49% fizeram compras em sites para que sejam entregues em suas residências e 35% deles nas lojas físicas. O item que segue campeão na escolha como presente é o perfume: com 31%, seguido de roupas, 26%, e acessórios, 25%.

A pesquisa ainda questionou o fato de a pandemia ter interferido negativamente nos relacionamentos: 47% dos entrevistados afirmaram que as consequências da Covid-19 não afetaram a relação. Já 40% afirmaram que o relacionamento sofreu pelo fato da não possibilidade de frequentar lugares públicos. E 4% dos internautas responderam que o namoro foi abalado por conta de divergências em torno das medidas de isolamento social.

Uma parcela de 43% dos internautas concorda que as redes interferem muito nas relações a dois e apenas 4% creem que Facebook, Instagram e outros programas online não interferem em nada nos relacionamentos. O ciúme que estas redes geram também foi alvo da pesquisa: 25% dos internautas têm ciúmes das curtidas nas fotos dos parceiros, 27% se sentem enciumados quando os parceiros curtem fotos de outras pessoas e 31% se importam muito com a exposição dos parceiros nas redes. Apesar disso, 42% dos pesquisados não renunciariam a suas redes sociais para agradar a seus parceiros.

Leia também:

Namorados: compras virtuais devem crescer 52% neste ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui