Não fortalecer o SUS não é opção, é omissão

Sistema de saúde britânico multiplicou verba e investiu na atenção primária.

Criado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1948, o sistema público de saúde britânico (NPH) representava, naquele ano, 11,2% do orçamento do governo. Em 2018, a participação pulou para quase 3 vezes mais: 29,7%. Essa ampliação de recursos não significou inchaço da infraestrutura, esclarece o economista cearense Dércio Chavez, estudante do Master of Research Economics na Universidade de Exeter, na Inglaterra.

“Hoje o Reino Unido dispõe de 120 mil leitos hospitalares. Em 1948, eram 480 mil”. O NHS investiu na expansão da atenção primária, o que reduziu a demanda por leitos e colaborou para a eficiência do sistema. “O resultado desse investimento foi um aumento da expectativa de vida, que hoje é de 81 anos, e da mortalidade infantil, que está em 1,8 por mil nascimentos”, ilustrou, em webinário realizado na sexta-feira passada pelo Observatório do Federalismo Brasileiro do Governo do Ceará, moderado por Flavio Ataliba, secretário-executivo da Secretaria de Planejamento do estado, pesquisador associado do FGV Ibre.

Mônica Viegas, coordenadora do Grupo de Estudos da Saúde e Criminalidade do Cedeplar/UFMG, afirmou no evento que “se algumas respostas não aconteceram de forma adequada [durante a pandemia], isso ocorreu em função das escolhas dos gestores, e não devido ao SUS”.

Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza, mestre em Saúde Pública, reforça: “Frente a grave crise econômica fruto da pandemia, vários países de viés liberal, como os Estados Unidos, voltaram a destacar o papel do Estado com coordenador da economia. Hoje, não pensar no fortalecimento de políticas públicas não é opção, é omissão”, afirma.

 

Oposição

A opção pela atenção primária, como o médico de família, contraria interesses poderosos de empresas farmacêuticas, produtores de equipamentos e alguns setores médicos.

 

Mais da metade para 1/4

No Brasil, 58% dos recursos investidos em saúde vão para o setor privado, atendendo apenas 25% da população, acusa Adriano Massuda, ex-secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

 

Pão e circo

Ao contrário do que fez com o e-mail oferecendo vacina da Pfizer ou com o contrato de compra da Coronavac, Bolsonaro foi rápido em responder a pedido da CBF para sediar a Copa América no Brasil, às vésperas da terceira onda de Covid.

 

Rápidas

O Tribunal de Contas do Rio (TCE-RJ) julga nesta terça-feira, às 14h30, as contas de governo estadual de 2020, sob a responsabilidade de Wilson Witzel e Cláudio de Castro. A sessão poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube *** A Aegea Saneamento abriu inscrições para 56 vagas do Programa de Estágio 2021, em todo o Brasil, destinadas a estudantes dos ensinos médio técnico ou superior. Inscrições até 6 de junho *** Aasp realizará de 1° a 10 de junho, às terças e quintas-feiras, às 9h30, o evento “INSS digital e processo administrativo”. Inscrições aqui *** Para celebrar 2 de junho, dia que marca a instauração de um regime democrático no país, o Consulado da Itália em Belo Horizonte promoverá uma intervenção assinada pelo arquiteto Silvio Todeschi, de 1º a 13 de junho, na fachada do Museu de Artes e Ofícios, que tem projeto arquitetônico assinado pelo italiano Luiz Olivieri.

Artigo anteriorPara inglês ver
Próximo artigoÚltima hora também é hora
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Deputado pede isenção de ICMS para botijão de gás

Luz, combustíveis e cesta básica também têm alíquotas muito superiores às dos outros estados brasileiros.

Finlândia quer atrair imigrantes

Com preços altos e clima frio, missão não é das mais fáceis.

Indústria do Brasil cai menos que mundial na pandemia

‘Soluço’ não detém trajetória de queda iniciada no final dos anos 1980.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

ENS e Ministério da Agricultura fazem live para lançar curso gratuito

Live no dia 7 de julho terá a participação de representantes do MAPA e especialistas em agronegócio.

Carta Fabril lança o papel higiênico premium Cotton Folha Tripla

Novidade foi desenvolvida para levar mais maciez com preço justo ao consumidor

LDZ Escola abre curso de animação digital 2D da ToonBoom Animation

Arte digital e cultura nerd beneficiam saúde e qualidade de vida.

Vendas Club traz conteúdo exclusivo para todo o Brasil

Propósito é prestar serviço para profissionais se manterem atualizados sobre o cenário de vendas.

Imóveis comerciais: segmento deve reaquecer de forma gradual

Desaquecimento por imóveis comerciais ocorreu por causa do home office imposto pelas restrições sanitárias.