Não há motivo para o BCE mudar política monetária, diz Nowotny

74

O Banco Central Europeu (BCE) determinou sua trajetória de política monetária para este ano e não há necessidade de mudar isso a menos que a aceleração da economia da zona do euro se prove duradoura, disse nesta quinta-feira o membro do BCE Ewald Nowotny.
Questionado se os mercados haviam interpretado corretamente a última orientação do BCE, Nowotny afirmou em entrevista à imprensa: “A estratégia para 2017 foi determinada e, do meu ponto de vista, não há motivo para deixar isso.”
O banco central deve agir de maneira constante com base em fundamentos econômicos que devem ser examinados de perto em relação à sua sustentabilidade, disse Nowotny, presidente do banco central austríaco e do Conselho do BCE.

Mercados europeus

Os mercados acionários europeus fecharam em alta nesta quinta-feira, sustentados pela alta nas ações de indústrias e commodities, enquanto o índice alemão se aproximou das máximas recordes.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,47%, a 1.501 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,51%, a 380 pontos, nível mais alto em quase 16 meses. Já o índice alemão DAX avançou 0,4%, a 12.256 pontos, apenas 1,1% abaixo da máxima recorde atingida quase dois anos atrás.
Operadores disseram que os investidores estão cada vez mais confiantes em relação às perspectivas para as ações da região diante a melhora da economia, compensando agitações políticas antes das eleições na França e na Alemanha e do divórcio do Reino Unido da União Europeia.
“As chances de uma nova máxima recorde estão atraindo investidores e os levando a comprar mais ações”, disse o gerente da QC Partners Thomas Altmann, referindo-se aos ganhos contínuos no índice alemão. “Os riscos são completamente ignorados. Ao mesmo tempo, as negociações do Brexit podem levar a surpresas desagradáveis a qualquer momento”, alertou ele.
O índice de recursos básicos da Europa registrou a maior alta nesta quinta-feira, de 1,6%, diante dos preços mais altos dos metais e dos ganhos entre as mineradoras Glencore, Rio Tinto e Anglo American.
As ações relacionadas ao petróleo avançaram 1,2%, depois que o Kuwait deu apoio à extensão dos cortes de produção da Opep em uma tentativa de reduzir o excesso global. O índice tem tido o pior desempenho na Europa até agora, mas alguns investidores acreditam que as vendas foram exageradas.
Os ganhos entre as ações relacionadas à indústria também deram suporte, com a Siemens subindo 1,5%, e com a Saint Gobain e a Schneider Electric com alta de 2,1% e 1,1% respectivamente.  
Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,05%, a 7.336 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,20%, a 12.064 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,24%, a 5.020 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,10%, a 20.188 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,15%, a 10.309 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,44%, a 4.688 pontos.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui