Nas raízes da desigualdade, as deficiências educacionais

681
Escola pública precária (foto MEC)
Escola pública precária (foto MEC)

Diferentemente do que ocorre em países realmente pobres, há renda suficiente para que toda a população brasileira, em base per capita, se situe acima das linhas de pobreza. Nas raízes da desigualdade e da pobreza estão as históricas deficiências educacionais, que determinam a relação entre nível de escolaridade dos indivíduos e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, como demonstra o texto “Education, Labor Earnings and the Decline of Income Inequality in Brazil” (educação, renda do trabalho e declínio da desigualdade de renda no Brasil) em Poverty in Brazil (Eliva Press), de Sonia Rocha.

O livro reúne um conjunto de textos, muitos deles inéditos, que acompanham a transformação da abordagem da pobreza em nosso país. “Age and Regional Inequality Among the Poor in Brazil” (idade e desigualdade regional entre os pobres no Brasil) se concentra na desigualdade entre os pobres.

No período 2004–2014, caracterizado pela queda sustentada da pobreza, não houve redução na desigualdade entre os pobres, tanto regional – mantendo-se a concentração de pobres no Norte/Nordeste – como por faixa etária – os idosos mantiveram melhor situação relativa, com benefícios previdenciários e assistenciais indexados ao salário mínimo, que teve ganhos reais no período.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Cliente tem sempre razão

Valença, cidade localizada no Sul Fluminense, receberá o “Workshop em Atendimento”, dia 27, ministrado por Voltaire Varão, diretor do Instituto Preservale. “Valença é uma cidade turística e para a retomada do turismo na pós-pandemia é necessário adaptar-se a uma nova realidade”, destaca Varão.

 

Provocação

Em tempos de crise, o dinheiro parece estar fácil para o senador Eunício Oliveira, do PMDB cearense. Arrematou, em leilão judicial, apartamento do inimigo Ciro Gomes apenas para provocá-lo. Ciro foi condenado por ter chamado Collor de “playboy safado” e “cheirador de cocaína”.

 

Rápidas

Se vivo estivesse, Nelson Mandela faria 103 anos neste domingo. O multiartista Muato homenageará o ícone da luta contra o racismo em AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política, a partir das 20h *** No dia 30, o Tradução&Arte lança dois cursos para formação de tradutores e intérpretes em Espanhol *** A rede Kumon inaugurou 41 franquias no 1º semestre de 2021. A maioria adotou metodologias de ensino híbridas (presenciais e remotas). Atualmente, o Kumon tem 1.585 unidades *** As oficinas de slime no Clubinho do West Shopping acontecem em julho aos sábados, às 15h *** Nathaly Thoyane, mestre em Reiki, oferece sessão de tratamento de Reiki Nativo gratuita, sempre aos sábados, às 15h30, no Hospital Espiritual Neam, no Recreio dos Bandeirantes (RJ). Informações pelo Instagram @nathalythoyane *** Entre 19 e 23 de julho, a PUC do Paraná realizará a segunda edição do Festival de Inverno, com encontros online, e o tema “Qual a sua identidade?”. Inscrições até sexta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui