30.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Natal menos salgado

Houve uma redução média de 20% nos preços do bacalhau da Noruega em relação a 2002, de acordo com levantamento realizado pelos importadores do produto em supermercados do Rio e de São Paulo. O Conselho Norueguês da Pesca quer estimular o consumo do peixe no Natal e apresenta a espécie Saithe como alternativa mais em conta. A Noruega é o maior fornecedor de bacalhau seco e salgado para o mercado brasileiro. O volume de importação de todas as espécies (Cod, Saithe, Ling e Zarbo) no ano passado foi de 18 mil toneladas e espera-se manter o volume este ano – para alcançar isso, porém, os produtores noruegueses contam com vendas no Natal superiores a 2002.

Miopia
Ainda inexplicavelmente ministro, Ricardo Berzoini simboliza não o acidente de percurso ou o sadismo nato, mas o corolário da opção preferencial do petismo pelo ajuste fiscal. Essa opção não anula o espaço para diferenças de estilo, mas sua prática conduz à tentativa de remoção de qualquer obstáculo à utopia de manter um modelo que, apenas este ano, torrará  R$ 150 bilhões com pagamento de juros.
Idosos com mais 90 anos, sem-terra acampados há anos à beira de estrada, universidades sucateadas, funcionalismo submetido a dieta de faquir ou segurança pública à beira da calamidade são, dentro da lógica kafkaniana da equipe econômica, meros efeitos colaterais. Em outras palavras, mas decisivo do que constatar a insensibilidade do ainda ministro Ricardo Berzoini, é colocar em xeque o sistema que produz a oportunidade de burocratas se emocionarem com elogios do FMI, ao mesmo tempo em que ignoram as agruras dos seus conterrâneos.

Vingança
A demissão de Ricardo Berzoini a ser, em breve, formalizada, reafirma a maldição destinada aos que, no Ministério da Previdência, se dedicam a perseguir os velhinhos. Reinhold Stephanes foi aposentado pelas urnas e Waldeck Ornellas desistiu de tentar a reeleição.  É a maldição da terceira idade.

Liderança
O guru de Recursos Humanos Michael J. Marquardt está no Brasil para participar hoje do seminário Liderando Organizações Inteligentes – Encontro de Líderes, promovido pela Associação de Ex-Alunos do Mestrado (Amea) do Coppead/UFRJ. Marquardt tem mais de 15 livros e 50 artigos publicados sobre assuntos como liderança, aprendizagem, globalização e mudança organizacional.

Alemanha
A Câmara de Comercio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e a Associação Comercial (ACRJ) realizam hoje o simpósio Atualidades Empresariais, de 9h a 17h45, na Rua da Candelária, 9/ subsolo.

Expectativas
Conhecer a realidade das mulheres e suas expectativas no campo profissional. Este é o objetivo do convênio assinado ontem entre o Detran-RJ e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), que vai realizar um levantamento das necessidades das mulheres que trabalham no órgão. Atualmente, são 2.445 trabalhadoras em vários departamentos do Detran-RJ, representando cerca de 50% dos servidores.

Artigo anteriorCaridade
Próximo artigoParceiros
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.