Natura&Co abrirá primeira loja física na China

A quarta maior fabricante de cosméticos do mundo, a Natura&Co, prevê abrir na China sua primeira loja física no final de 2021. A notícia foi dada pelo presidente-executivo do conselho de administração da fabricante de cosméticos, Roberto Marques, em teleconferência com analistas nesta sexta-feira, acrescentando que, inicialmente, divulgará no país as marcas Aesop e The Body Shop.

“Estamos altamente comprometidos na China. Já estabelecemos uma corporação Natura&Co e estamos na fase de registro de produtos, o que vai consumir metade do ano que vem”, disse o executivo. Ele acrescentou que o grupo está dando “passos cautelosos para estar em linha com nossos valores, por exemplo, com proibição de testes com animais”, informou Marques.

A primeira loja física na China será da marca Aesop, a ser implantada em Xangai no quarto trimestre do ano que vem, disse o executivo.

A Natura&Co divulgou na noite de quinta-feira lucro líquido do terceiro trimestre quase estável ante mesmo período de 2019, mas com crescimento do lucro operacional (Ebitda) de 33%, apoiado em parte por fortes vendas do grupo no Brasil.

Conforme a Reuters, durante a teleconferência, os executivos da companhia mostraram otimismo sobre o quarto trimestre no Brasil, o principal período para o varejo no país, mas comentaram certo receio com a volta de lockdowns e outras medidas de isolamento social na Europa, onde o número de casos de coronavírus tem avançado.

Marques contou que 95% das lojas das marcas Aesop e The Body Shop já reabriram na Europa e isso ajuda a explicar parte da força do resultado no trimestre passado. “As lojas estão vendo um pouco mais tráfego, com tíquete médio mais alto. Mas com a volta de alguns lockdowns isso pode ser uma questão (para o quarto trimestre”, disse o executivo.

Avon

O presidente e diretor financeiro da Natura&Co, João Paulo Ferreira, afirmou que o grupo está “muito otimista” com a integração com a norte-americana Avon. O desempenho trimestral ainda não reflete as mudanças estruturais que a empresa está promovendo. Mas de julho a setembro, a Avon teve o primeiro crescimento de receita no Brasil desde o quarto trimestre de 2018.

“A marca Avon avançou 10 posições no ranking de reputação na América Latina. Retomamos há poucas semanas a comunicação da marca”, disse Ferreira. “Quando as mudanças estruturais estiverem implementadas no começo do ano que vem, conseguiremos de fato sustentar a trajetória positiva da Avon na América Latina”, informou o executivo.

Entre as mudanças em curso consta a simplificação do catálogo de produtos da Avon e a digitalização de seus canais de venda, disseram os executivos.

Os executivos comentaram sobre uma plataforma proprietária de serviços financeiros para municiar a consultoras com ferramentas de vendas mais eficientes, chamada “&CoPay”. A plataforma foi lançada no terceiro trimestre no Brasil e será ampliada em um segundo momento para a América Latina e, depois, para o restante das operações internacionais. Segundo Marques, a expansão da &CoPay vai receber recursos do recente aumento de capital de US$ 1 bilhão concluído pelo grupo.

“A ideia básica é fortalecer nosso negócio principal. Soluções financeiras melhores servem para melhorar a produtividade das consultoras e trazem novas fontes de receitas”, acrescentou Marques.

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