Negócios como de costume

O assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi fez muitas multinacionais mandarem executivos de segundo escalão para uma aguardada conferência de investimentos na Arábia Saudita, que já estava marcada muito antes da execução de Khashoggi no consulado em Istambul, Turquia.

Os banqueiros mantiveram seus crachás escondidos atrás das gravatas. Muitos evitaram falar com a mídia. Mas bastou o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, fazer uma aparição sem aviso prévio no evento, em Riad, para ser recebido com uma ovação de pé dos executivos.

O príncipe Mohammed, sucessor da ditadura que submete o país a uma monarquia absolutista desde o início do século XX, é suspeito de desempenhar um papel central no assassinato do jornalista.

 

Multiplicação

A justiça eleitoral colocou a carapuça em Jair Bolsonaro ao retirar uma faixa contra o fascismo afixada no prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). O protesto não trazia nome de nenhum candidato ou partido, mas foi considerado – irregularmente, segundo especialistas em – propaganda eleitoral.

A comunidade acadêmica tomou o ato como censura. Resultado: faixas foram colocadas em mais quatro faculdades (contagem até as 16h desta quinta, e crescendo).

 

Bolsonaro é PT?

Como antecipado pela coluna, a campanha de Bolsonaro sentiu o golpe e busca a retranca para manter o resultado. A propaganda no rádio e na TV mostra isto, só que, feita de forma equivocada, não tem sido bem recebida.

 

Armas digitais

A Comissão Europeia teme que as próximas eleições para o parlamento europeu correm risco de manipulação por estrangeiros ou corporações. Os casos de interferência e o uso de dados do Facebook pela Cambridge Analytica acenderam o sinal amarelo.

A comissária para Justiça, Vera Jourová, disse que há uma “corrida armamentista digital” que representa ameaça às eleições democráticas. A proposta é mobilizar os governos para monitorarem e criarem regras para a campanha online.

 

Sem ideologia

Bolsonaro está preocupado com o avanço das empresas chinesas sobre as brasileiras, mas o fato é que a participação das norte-americanas é três vezes maior: de 2014 a 2018, foram 75 operações de fusões e aquisições, contra 23 dos chineses e 22 dos franceses. Nos últimos cinco anos, quase 400 empresas brasileiras passaram para as mãos de estrangeiros, por meros R$ 133 bilhões.

Não se trata apenas de quantidade. Na mira dos norte-americanos está a Embraer. Outra empresa fundamental para a soberania do país também sofre ameaça de desnacionalização: a Braskem.

 

Alívio

Em 2011, o valor da demurrage (multa paga pelo contratante quando o contêiner permanece em seu poder mais do que o prazo acordado) por tonelada de fertilizante em Paranaguá era de U$ 16,88. Em 2016, caiu para U$ 7,05 por tonelada; em 2017 para U$ 4,68, quase o mesmo valor de 2018 (U$ 4,70), uma queda de 72% em sete anos.

 

Rápidas

A Associação Brasileira de Franchising do Rio (ABF Rio) realizará, junto com o Sebrae RJ, o evento “Ressignificando Desafios – Outros olhares para o universo de franquias”, no próximo dia 31, no auditório do edifício da Bolsa de Valores. Inscrições: https://goo.gl/forms/Ncqo1Dk1vG9ZQSse2 *** O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio realizará na terça-feira, das 14h às 21h, o HR Experience, com três painéis que debaterão temas ligados à gestão de pessoas. Informações: https://iag.puc-rio.br/pt/hr-experience *** Neste sábado, o Center Shopping Rio promove mais uma edição da Campanha de Adoção de Cães e Gatos, em parceria com a ONG AdotaPetz, das 14h às 19h *** Também no sábado, o cantor Thiago Tomé apresenta sucessos de Jorge Bem Jor no Center Shopping Rio, a partir das 19h30 *** E no domingo, às 16h, no Shopping Jardim Guadalupe, será apresentada a peça Abracadabra *** Perito Judicial é o curso que o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-Rio) fará neste sábado, véspera das eleições. Mais em www.cursosibefrio.org.br/ *** No mesmo dia, o grupo Mateiros, ligado à agência Ecoesporte, guiará visita a cinco praias pouco visitadas do Rio de Janeiro (Inferno, do Fundo, do Meio, do Perigoso e dos Búzios). Informações: (21) 97458-5402 *** No próximo dia 30, das 10h às 17h, a Unisuam recebe a segunda edição do TEDx, com a participação de 16 palestrantes abordando o futuro da educação brasileira e mundial. Detalhes em tedxunisuam.com.br

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.