26.4 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 16, 2021

Nem a mãe

Contrariando as expectativas otimistas dos lojistas sobre a data, as vendas do Dia das Mães deste ano nos shoppings encolheram em relação à mesma data em 2008. Segundo o MercadoFlux, indicador da atividade comercial de shopping do Ibope Inteligência, o resultado de 2009 foi 2,5% menor do que o do ano anterior. Na comparação com abril, sem nenhum evento simbólico mais importante para o setor, as vendas de maio cresceram 7%.

Vem de longe
Participante do XIV Encontro Nacional de Economia Política, o economista Leonardo Nunes, doutorando em economia pela Université Paris I Panthéon-Sorbonne, disse ao MM que, apesar de inúmeras divergências, o encontro teve pelo menos um consenso: “A crise mundial é estrutural e foi fabricada ao longo das últimas três décadas em que gradativamente se instalou o arranjo monetário baseado em regimes cambiais flexíveis e liberdade no movimento de capitais.” O encontro foi promovido em São Paulo pela Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), simultaneamente ao V Colóquio Internacional da Sociedade Latino-Americana de Economia Política (Sepla).

Sem controle
O câmbio flexível e a livre movimentação de capitais, associados à estagnação dos salários reais, num contexto de aumento da produtividade e ampliação do consumo, sobretudo nos EUA, através do endividamento, resultaram no colapso do sistema financeiro mundial. “Também ficou clara a importância dos “déficits gêmeos” – comercial e fiscal – nos EUA  como possíveis indicadores da crise. A falta de um arcabouço institucional capaz de regular o sistema monetário internacional, aliado à falta de instrumentos de controle de capitais, serviram como combustíveis para o caos econômico”, resumiu Nunes.

Vôos altos
Maricá, cidade da Região dos Lagos fluminense, quer transformar seu modesto aeroporto num centro para operações na área de petróleo. O município está numa posição privilegiada, a poucos quilômetros do Centro do Rio, ao lado do Comperj e de frente para uma das maiores reservas de petróleo e gás do país, o Campo de Tupi. O projeto foi apresentado ao Governo do Estado nesta segunda-feira. O aeroporto tem uma pista de 1.190 metros, quase o tamanho da pista do Santos Dumont.

Estado terminal
Não são apenas as agências de classificação de risco que precisam ser aposentadas no mundo que emergirá após o fim da crise global. Depois dos vexaminosos erros cometidos nas suas projeções para as eleições presidenciais do Irã, que apontavam para “uma disputa apertada” entre o oposicionista Hussein Moussavi e o atual ocupante do cargo, Mahmoud Ahmadinejad, vencedor do pleito com cerca de dois terços dos votos, institutos de pesquisa também entraram em processo de obsolescência não planejada.

Preparando a audiência
Se não têm poder suficiente para operar eleições como gostariam, institutos de pesquisa servem para abastecer frustrações de apoiadores de candidatos derrotados nas urnas. A exemplo de eleitores de Fernando Gabeira, que alimentaram a esperança de ver seu candidato vencedor do pleito para a Prefeitura do Rio, agora, é a vez do chororô de partidários de Moussavi, que, alegando fraudes não detectadas por observadores internacionais, saem às ruas. Neste caso, recebem solidariedade da “comunidade internacional”, expressão substituta preferida da mídia internacional para designar os Estados Unidos e seus estados-clientes.

Maravilha a pé
“Conheça o Rio a pé” volta dia 18 próximo. Idealizado pelo professor Bayard Boiteux, com apoio da Fundação Cesgranrio e da empresa Planet Work, o programa visa a proporcionar aos moradores do Rio e aos turistas a possibilidade de conhecer a cidade por meio de caminhadas gratuitas, buscando também novas opções de comercialização do produto turístico Rio. A primeira caminhada inclui a Praça Mauá e o Mosteiro de São Bento, no Centro da cidade, das 14h às 17h. As inscrições são limitadas a 50 pessoas e podem ser feitas pelo telefone (21) 3113-1920, ramal 205.

Artigo anteriorLentes róseas
Próximo artigoBritish quer trabalho de graça
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.