Nem bilionário aguenta plano de saúde

Um trio de peso – Amazon, Berkshire Hathaway (Warren Buffett) e JP Morgan – está se juntando para criar uma companhia de...

Um trio de peso – Amazon, Berkshire Hathaway (Warren Buffett) e JP Morgan – está se juntando para criar uma companhia de saúde. O objetivo é oferecer aos mais de um milhão empregados das três empresas atendimento de qualidade a um custo “razoável”. Buffett é um crítico do sistema de saúde norte-americano, que ele classifica como “um verme faminto na economia dos EUA”. Ano passado, afirmou que os custos nesta área são uma ameaça muito maior aos negócios do que os impostos. Uma década atrás, 66% das empresas que contavam com três a 49 empregados ofereciam planos de saúde a seus funcionários, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Ano passado, este percentual não passava de 50%. A notícia da entrada do trio no setor foi suficiente para derrubar os preços das ações das principais seguradoras de saúde dos Estados Unidos: United Health (-5%) e Aetna (-3%).

Um paralelo, com as devidas ressalvas, pode ser feito com o crescimento das clínicas médicas de baixo (ou, ao menos, razoável) custo no Brasil, entrando no espaço deixado pelas grandes companhias e seus cada vez mais impagáveis valores. Em um mercado praticamente cartelizado, as seguradoras e empresas de planos de saúde praticam repetidamente reajustes de preços acima da inflação. Como este jornal já mostrou, nos últimos anos as mensalidades sofreram aumentos que superam em duas vezes a inflação do período. Este mês, uma seguradora comunicou a pequenas e médias empresas clientes que elevará os preços em 38%, ou 1.100% acima do IPCA.

Tendo o JP Morgan e Buffett envolvidos, a iniciativa pode ser apenas mais um bom nicho de negócio. Mas, junto, pode ser um basta à exploração.

 

Recuperação

O PIB do Brasil terá que crescer 3% por cinco anos seguidos para atingir nível do PIB per capita pré-crise, calcula Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos. Em evento organizado pela Page Executive na manhã desta terça-feira, a especialista alertou que “em 2018, não haverá espaço para erros, seja para empresas que movimentam o mercado, seja para as definições de metas econômicas do país.” A economista acredita que “o consumo deve crescer mais do que o PIB, e a inflação e o câmbio devem ficar estabilizados”.

 

Processos eletrônicos

Equipes de escritórios de advocacia se veem constantemente envolvidas na análise de processos com mais de 100 mil documentos, situação que demanda a mobilização de grupos de mais de 20 advogados. Esse volume chega a ser ainda maior em casos de antitruste, corrupção ou disputas, o que dificulta a localização de informações importantes, além de comprometer o tempo que deveria ser dedicado à atividade intelectual.

A Ventiv Solutions Internacional, empresa brasileira que atua há 15 anos no suporte aos processos de investigação e revisão de documentos, utiliza-se de ferramentas de e-Discovery que agilizam e facilitam esses serviços. A solução interpreta dados digitais e fornece a advogados diversos filtros avançados de pesquisa.

O e-Discovery também agrupa todas as conversas resultantes de um e-mail original, localizando as repostas e envios subsequentes. O mecanismo de análise usa uma combinação de cabeçalhos de e-mail e dos conteúdos neles inseridos para determinar se as mensagens pertencem a um mesmo segmento, agilizando o trabalho.

 

IA

Já se fala que, em alguns – não muitos – anos, o Watson, ferramente da inteligência artificial da IBM, substituirá o trabalho de advogados iniciantes, com maior precisão na busca de legislações e jurisprudências.

 

Sem ilusões

A ministra Cármen Lúcia mostrou que o Supremo está a postos para manter isso, viu?

 

Rápidas

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro lança nesta quarta, às 14h, o projeto “Café com a Classe”, na sede da entidade (Rua Primeiro de Março, 33, Centro). Representantes do Conselho Diretor vão ouvir as demandas da categoria. Para participar, deve-se acessar https://goo.gl/jVw3D7 *** A FMP/Fase está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Introdução ao Comércio Exterior, em março, em Petrópolis. Outras informações em www.fmpfase.edu.br *** O Carioca Shopping apresenta, nos próximos dias 2 e 4, a Mostra de Orquídeas. No dia 3, às 10h30, haverá uma oficina de cultivo básico da flor *** A Resource, multinacional brasileira de serviços de TI, está com 250 vagas abertas para profissionais em São Paulo e Alphaville. Os candidatos devem cadastrar seus currículos em www.resourceit.com/pt/vagas-ti/

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Estaleiros darão a volta por cima

Indústria naval brasileira sofre com política do Governo Bolsonaro.

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,