Neoenergia continua na disputa pela Eletropaulo

85

 

Em uma semana vista como decisiva para o destino da distribuidora de energia Eletropaulo, a Neoenergia, empresa controlada pelo grupo espanhol Iberdrola e que tem como sócios a Previ e o Banco do Brasil, comunicou nesta segunda-feira (21) que segue interessada na aquisição da companhia brasileira, mas tem seus limites. A informação foi confirmada pela Reuters que entrevistou o presidente da companhia, o chileno Mario Jose Ruiz-Tagle. A Neoenergia tem travado uma disputa de ofertas com a rival italiana Enel.

Está agendado para 4 de junho um leilão em que as ofertas serão colocadas para os acionistas da Eletropaulo. A companhia é responsável pelo fornecimento na região metropolitana de São Paulo.

“Mantemos nosso interesse, mas, como tenho sinalizado reiteradamente, nosso interesse tem limites, dados pela racionalidade econômica, limites dados pela saúde financeira da companhia… estamos preparados para continuar participando do processo, mas por razões estratégicas não posso sinalizar até onde”, ressaltou o executivo.

A maior oferta na mesa pela Eletropaulo neste momento é da Enel, de 32,20 reais por ação da companhia, o que pode envolver até R$ 5,39 bilhões. O último lance da Neoenergia é de 32,10 reais, mas as companhias têm até 24 de maio para apresentar suas últimas propostas.

Espaço Publicitáriocnseg

Regras impostas

Segundo Tagle, as regras de governança da Neoenergia definem que ela pode elevar suas ofertas dentro de um intervalo predeterminado, definido por uma avaliação realizada por um banco de primeira linha.

“Os três acionistas da Neoenergia têm absoluto consenso sobre o ‘encaixe’ estratégico da operação. Sem dúvida, os valores que têm atingido a disputa geram um desafio para a companhia, mas contamos com a indicação do Conselho para até um intervalo de preço… se sair desse intervalo (pré-aprovado), teríamos que sair da concorrência”, explicou o executivo

A Eletropaulo é a maior distribuidora de energia do Brasil em receita e em volumes de eletricidade movimentados, segundo dados da Aneel. Distribui energia elétrica a 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital. Nesta área, a empresa atende mais de dezesseis milhões de pessoas, concentradas em oito milhões de unidades consumidoras. O consumo anual aproximado é de 32,5 mil gigawatts-hora (GWh) de energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui