NEVs: 31,4 milhões no final de 2024

148
Um robô de recarga para carros elétricos em operação no Centro de Serviço Integrado de Veículos de Nova Energia Jinmenhu em Tianjin, norte da China, 18 ago, 2021. (Xinhua/Li Ran)

Os veículos de nova energia (NEVs) da China tiveram um forte desempenho em janeiro, com a produção aumentando 29% ante o mesmo período do ano passado, para 1,02 milhão de unidades, segundo dados do setor divulgados nesta segunda-feira.

As vendas de NEVs cresceram rapidamente em 29,4% em termos anuais, atingindo 944 mil unidades em janeiro, representando 38,9% do total de vendas de veículos novos neste mês, conforme a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, em inglês).

O setor automobilístico da China testemunhou um início estável de ano, com a produção e as vendas de veículos de passeio registrando aumentos ano a ano em janeiro.

A produção total de carros de passeio atingiu 2,15 milhões de unidades no mês passado, um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as vendas cresceram 0,8% ante o período homólogo do ano passado, totalizando 2,13 milhões de unidades. Enquanto isso, as exportações de automóveis da China aumentaram anualmente 6,1%, totalizando 470 mil unidades em janeiro.

Espaço Publicitáriocnseg

Impulsionada pela implementação das medidas pró-consumo, como um programa de substituição de bens de consumo, a indústria automobilística da China continuará a apresentar um desenvolvimento estável, disse Chen Shihua, vice-secretário-geral da CAAM.

Balanço

O número de veículos de nova energia em circulação na China alcançou 31,4 milhões no final de 2024. Esse número representa um aumento de 260 vezes em relação à última década, impulsionado por avanços tecnológicos, melhorias na infraestrutura de recarga e maior conscientização ecológica da população.

Os NEVs agora compõem 9% da frota total de veículos do país. Em 2024, 11,25 milhões de NEVs foram registrados, um crescimento de 51% em relação a 2023. Desde 2014, quando apenas 120 mil NEVs estavam em uso, a expansão tem sido exponencial, com o número ultrapassando 30 milhões ao final de 2024. Os veículos chineses representam mais da metade da frota global de NEVs, consolidando o país como líder mundial no setor.

Brasil

Em 2024, foram vendidos mais de 170 mil carros elétricos no Brasil. Em 2023, as vendas de veículos elétricos aumentaram 91% em comparação com 2022.As montadoras chinesas BYD e GWM dominam o mercado de carros de novas energias no Brasil.

Tipos de veículos de nova energia: veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV), que combina um motor a combustão interna com um motor elétrico e uma bateria recarregável; carro elétrico híbrido (HEV), que utiliza o motor elétrico e as baterias de forma complementar.

BYD

Em setembro de 2024 a BYD – conglomerado multinacional chinês de capital aberto com sede em Shenzhen, China. -alcançou a marca de 9 milhões de NEVs. A empresa é a maior vendedora de veículos eletrificados do mundo. Ela anunciou que em 2027 começará a produzir baterias sólidas.

No Brasil, a BYD segue entre as 10 montadoras que mais emplacam carros no país, solidificando sua posição no ranking e garantindo a liderança mais uma vez entre os veículos 100% elétricos, com mais de 70% de market share. De janeiro a agosto de 2024, a empresa colocou nas ruas e estradas brasileiras mais de 45 mil automóveis – entre EVs e híbridos. Além de fabricar automóveis, a empresa produz caminhões e ônibus.

Com Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui