Os veículos de nova energia (NEVs) da China tiveram um forte desempenho em janeiro, com a produção aumentando 29% ante o mesmo período do ano passado, para 1,02 milhão de unidades, segundo dados do setor divulgados nesta segunda-feira.
As vendas de NEVs cresceram rapidamente em 29,4% em termos anuais, atingindo 944 mil unidades em janeiro, representando 38,9% do total de vendas de veículos novos neste mês, conforme a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, em inglês).
O setor automobilístico da China testemunhou um início estável de ano, com a produção e as vendas de veículos de passeio registrando aumentos ano a ano em janeiro.
A produção total de carros de passeio atingiu 2,15 milhões de unidades no mês passado, um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as vendas cresceram 0,8% ante o período homólogo do ano passado, totalizando 2,13 milhões de unidades. Enquanto isso, as exportações de automóveis da China aumentaram anualmente 6,1%, totalizando 470 mil unidades em janeiro.
Impulsionada pela implementação das medidas pró-consumo, como um programa de substituição de bens de consumo, a indústria automobilística da China continuará a apresentar um desenvolvimento estável, disse Chen Shihua, vice-secretário-geral da CAAM.
Balanço
O número de veículos de nova energia em circulação na China alcançou 31,4 milhões no final de 2024. Esse número representa um aumento de 260 vezes em relação à última década, impulsionado por avanços tecnológicos, melhorias na infraestrutura de recarga e maior conscientização ecológica da população.
Os NEVs agora compõem 9% da frota total de veículos do país. Em 2024, 11,25 milhões de NEVs foram registrados, um crescimento de 51% em relação a 2023. Desde 2014, quando apenas 120 mil NEVs estavam em uso, a expansão tem sido exponencial, com o número ultrapassando 30 milhões ao final de 2024. Os veículos chineses representam mais da metade da frota global de NEVs, consolidando o país como líder mundial no setor.
Brasil
Em 2024, foram vendidos mais de 170 mil carros elétricos no Brasil. Em 2023, as vendas de veículos elétricos aumentaram 91% em comparação com 2022.As montadoras chinesas BYD e GWM dominam o mercado de carros de novas energias no Brasil.
Tipos de veículos de nova energia: veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV), que combina um motor a combustão interna com um motor elétrico e uma bateria recarregável; carro elétrico híbrido (HEV), que utiliza o motor elétrico e as baterias de forma complementar.
BYD
Em setembro de 2024 a BYD – conglomerado multinacional chinês de capital aberto com sede em Shenzhen, China. -alcançou a marca de 9 milhões de NEVs. A empresa é a maior vendedora de veículos eletrificados do mundo. Ela anunciou que em 2027 começará a produzir baterias sólidas.
No Brasil, a BYD segue entre as 10 montadoras que mais emplacam carros no país, solidificando sua posição no ranking e garantindo a liderança mais uma vez entre os veículos 100% elétricos, com mais de 70% de market share. De janeiro a agosto de 2024, a empresa colocou nas ruas e estradas brasileiras mais de 45 mil automóveis – entre EVs e híbridos. Além de fabricar automóveis, a empresa produz caminhões e ônibus.
Com Agência Xinhua