NFTs vão da euforia ao desespero

Número de investidores e valores em NFTs, obras digitais que foram febre em 2021, seguem ladeira abaixo

281
NFTs CryptoPunk
CryptoPunk (foto divulgação)

Febre que se alastrou pelo mundo em 2021/22, os NFTs saíram do entusiasmo para o desespero no ano seguinte. Com a queda das vendas e a perda de apetite dos investidores por obras de arte digitais, as projeções do mercado apontam para um modesto crescimento anual de 2,6% até 2028, o que muitos consideram otimista.

Além disso, todo o mercado enfrenta uma queda substancial de utilizadores, mostrando que o interesse global em NFTs continua a diminuir. De acordo com dados apresentados por AltIndex.com, o número total de carteiras ativas no espaço NFT caiu para 197 mil no primeiro trimestre de 2024, o nível mais baixo desde o início de 2021.

O valor total de vendas de NFT registrado nas blockchains Ethereum, Ronin e Flow despencou para US$ 145 milhões em 29 de maio, praticamente metade do valor visto na mesma data em 2023, enquanto o número total das vendas caiu 20%, para 53.900.

De acordo com dados NonFungible, no quarto trimestre de 2021, quando a popularidade dos tokens não fungíveis disparou, os mercados NFT contavam mais de 1,9 milhão de carteiras ativas, ou cinco vezes mais do que no trimestre anterior. No entanto, após atingir esse pico, o número total de carteiras negociadas com NFTs começou a cair e tem caído desde então. No final de 2022, o número de carteiras envolvidas na negociação de NFT caiu praticamente pela metade, para cerca de 1 milhão.

Espaço Publicitáriocnseg

Em 2023, seguiram ladeira abaixo, com os negociadores ativos de NFT despencando 78%, para apenas 213 mil no quarto trimestre. O total de usuários ativos tem caído continuamente por dez trimestres consecutivos. Ou seja, o espaço NFT perdeu 90% dos usuários desde o pico do mercado em 2021.

E o fundo do poço não chegou. Em 29 de maio, o mercado de NFT contava com cerca de 28 mil carteiras ativas, das quais 13 mil eram compradores únicos – 47% menos que na mesma data do ano passado. O número de vendedores únicos caiu quase 40% neste período, de 25.900 para 15.800. Ou seja, mais oferta do que demanda, o que deve levar a nova queda no valor de mercado de NFT.

Leia também:

Perdas com NFTs podem parar na conta do Tio Sam | Monitor Mercantil

Minha Casa em alta em SP

A Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI) na cidade de São Paulo em abril mostrou que 50% das unidades lançadas e 46% das 7.622 unidades vendidas foram enquadradas como econômicas (dentro do Minha Casa, Minha Vida, MCMV).

Rápidas

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lançou o edital para inscrição, seleção e matrícula em 11 cursos de curta duração, com 410 vagas disponíveis. O período de inscrição vai até 26 de junho. O edital está disponível aqui *** De 14 a 16 de junho, o Serra Wine Week promove o evento Itaipava Jazz & Wine Festival *** O Américas Shopping promove, no dia 16), das 11h às 15h, campanha de adoção de animais em parceria com o grupo G.A.R.R.A *** Neste sábado e domingo, acontecerá a Festa Junina da Feira O Fuxico, na Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema. Programação completa no Instagram @ofuxicofeira *** A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) registrou o ingresso de 7.152 consumidores no mercado livre entre janeiro e abril. O volume equivale a 97% de todas as migrações do ano passado inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui