Ngozi Okonjo-Iweala

De origem africana e primeira mulher a assumir a diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a ex-ministra das Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala, 66 anos, foi indicada para o exercício da função a partir de 1º de março próximo. A sua agenda inclui o conflito comercial entre China e EUA e a crise resultante da pandemia da Covid-19, entre outros desafios, que ela afirma não serem insuperáveis. Ela diz acreditar no potencial do comércio de superar a pobreza e vem de uma experiência de 25 anos no Banco Mundial, além de ter se afirmado como competente negociadora, como ministra da economia da Nigéria que obteve um perdão da dívida do seu país junto ao Clube de Paris (clube de países credores), em 2005.

 

BNP Paribas dá o tom

Desde o dia 15 de fevereiro recente, o BNP Paribas não mais financia empresas que compram gado ou soja com origem em terras desmatadas ou convertidas após 2008, na Amazônia. e no Cerrado. Ademais, só vai operar com empresas que apresentarem estratégia de desmatamento zero, até 2025.

 

Todos podem ajudar

Ao longo do estudo de três décadas, Marcio Werneck, historiador e autor, reuniu um grande acervo, através de trabalhos técnicos e multidisciplinares, de entrevistas com pessoas ilustres e muitas já falecidas e de fotos que ainda estão em slides e negativos.

Parte desse material já foi digitalizado e esteve no ar, gratuitamente, de 2016 a 2019. Há uma segunda parte a ser digitalizada, capaz de reduzir a carência de fontes para pesquisa sobre a história da Região dos Lagos, mais precisamente sobre as cidades de Armação dos Búzios e Cabo Frio.

Esse é um projeto de economia criativa e de cunho social, no sentido de resgatar a memória local e merece a participação de todos! Contribua e apoie. É fácil: escolha o valor de sua contribuição e a forma de contribuir – boleto ou cartão de crédito (parcelamento em até 6x). Kickante é um dos maiores sites de crowdfunfing (vaquinha online) existentes.

No período que esteve no ar, o site alcançou milhares de acessos vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo. Além de ter recebido as premiações da Prefeitura de Cabo Frio com o Proedi (Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural) em 2015 e pela Câmara Municipal de Cabo Frio, no Marco 355 em 2017 e no Prêmio Joelma Fidalgo, em 2018.

O objetivo final do projeto é colocar o site novamente no ar, agora de uma maneira mais completa para consulta pública e gratuita.

O valor arrecadado será usado para compra de material para digitalização, como é o caso do conversor de slides e negativos, de papelaria, custos com registro, hospedagem e suporte do site e pagamento dos profissionais envolvidos, como web designer, jornalista e produtor cultural.

Se você é um morador dessas cidades ou amante da história de uma maneira geral, apoie nosso projeto. Precisamos de você! As recompensas para os apoiadores do projeto serão o e-book do primeiro livro do autor (Viagem à terra do Pau-Brasil) e a lista contendo os nomes dos apoiadores em destaque no site.

A hora é agora! Contribua com o site Acervo Marcio Werneck. À frente desta campanha está Maria Lopes da Cunha

 

Vacina, sim!

Paulo Márcio de Mello
Servidor público professor aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Artigos Relacionados

Salário mínimo baixo, gasto do Estado alto

Nos EUA, assistência a trabalhadores que ganham pouco custa US$ 107 bi por ano ao governo.

Acesso à água e gênero

O amplo acesso ao líquido e ao saneamento poderia retirar cerca de 635 mil mulheres da pobreza.

É proibido proibir

Todos sem máscara, como se não fosse obrigatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Banco do Brasil joga a toalha

Centrão tem interesse no cargo.

Imóveis comerciais tiveram estabilidade em janeiro

Nos últimos 12 meses, entretanto, preços de venda e locação do segmento acumulam quedas de 1,32% e 1,18%, respectivamente.

Contas públicas têm superávit de R$ 58,4 bilhões em janeiro

Dívida bruta atinge 89,7% do PIB, o maior percentual da história.

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.