Nível de dívidas da China é controlável, diz governo

253

As dívidas da China estão sob controle e há espaço para mais dívidas do governo, disse na quinta-feira o Ministério das Finanças chinês.
A proporção entre as dívidas do governo chinês e o Produto Interno Bruto (PIB) ficou em aproximadamente 41,5% no final do ano passado, abaixo da linha de advertência da União Europeia, de 60%, sendo também menor que a das principais economias de mercado, como o Japão e os EUA, segundo uma declaração do Ministério. Existe mais espaço para a China elevar seu nível de dívidas aumentando moderadamente a emissão das obrigações do Tesouro e das dos governos locais, o que ajudará a aliviar o impacto da diminuição no financiamento social sobre o crescimento econômico, acrescentou a declaração.
O Ministério assinalou que as dívidas dos governos locais estão sob controle em geral, no nível de aproximadamente 89,2%, bem abaixo do limite de alerta internacional.
A China é capaz de administrar o risco de dívidas dos governos locais, pois a maior parte dessas dívidas tem ativos de qualidade como garantia de pagamentos, enquanto um crescimento econômico de média a alta velocidade no futuro assegurará o reembolso tranquilo, explicou a declaração.
As preocupações de que os níveis de dívidas da China teriam atingido um limite crítico e representado um risco sistemático são exageradas, e a alta relação dívida-PIB do país deve ser observada com perspectiva, segundo a última nota de pesquisa do HSBC.
A capacidade de pagamentos dos governos locais diminuiu enquanto o risco de dívidas regionais começou a aumentar devido a dívidas ilegais ou práticas impróprias de parceria público-privada, segundo a declaração.
A China continuará com cotas de dívidas, gestão orçamentária, advertências de risco, mecanismo de emergência e trocas de dívidas para os governos locais, com o fim de aliviar riscos, acrescentou a declaração.

Agência Xinhua

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui