23.8 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 25, 2021

No chão

Antevisão de um veterano cacique nordestino, que, depois de assistir à derrota de seus candidatos em duas eleições majoritárias consecutivas, se prepara para enfrentar uma duríssima reeleição em 2010: “Candidato sem mandato é como prostituta sem cama.”

Contracheque magro
Segundo o Perfil Epidemiológico de Fatores de Risco em Trabalhadores da Indústria, pesquisa divulgada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), metade dos trabalhadores da indústria brasileira está acima do peso ideal e 26,3% deles sofrem de hipertensão arterial.. A pesquisa revela que, além dos 49,7% dos trabalhadores que apresentaram excesso de peso, 13,5% dos empregados do setor são obesos. Outros 7,7% têm colesterol elevado e 2,9% são portadores de diabetes. A pesquisa foi feita com 4.818 pessoas em cinco estados (Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins).
Pesquisa do Grupo Catho mostra que cada ponto a mais no Índice de Massa Corporal (IMC) significa, para um gerente, que ele ganha R$ 92/mês a menos. Realizada junto a 31 mil executivos, a pesquisa identificou que 65% dos presidentes e diretores de empresas têm alguma restrição na hora de contratar pessoas obesas. Isso acontece, segundo a pesquisa, porque existe, mesmo que não declarada, uma discriminação contra os trabalhadores obesos.

Boa aparência
“De acordo com a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II e 40% dos cânceres poderiam ser evitados com uma dieta saudável, atividade física regular e abolição do tabaco. O sobrepeso e a obesidade estão associados ao aumento nos custos com assistência médica e ao aumento no índice de faltas ao trabalho”, afirma Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional. A profissional admite que existe preconceito contra obesos.

Campo
O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, retomou a elaboração e análise dos preços agrícolas quadrissemanais. O novo índice é composto pelos 20 principais produtos do agronegócio, que estão divididos em dois grupos: vegetal (café, amendoim, arroz, batata, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, tomate para mesa, trigo, laranja para indústria, laranja para mesa, algodão e banana) e animal (carne suína, carne bovina, leite B, leite C, carne de frango e ovos). As cotações são levantadas diariamente nas principais praças formadoras de preços do estado.

Fundão
Representantes das centrais sindicais Força Sindical, CUT, CGT, Social Democracia Sindical, Central Autônoma dos Trabalhadores e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil se reúnem nesta quinta com o presidente a Comissão de Valores Mobiliários, Marcelo Trindade, para discutir proteção para aplicação de recursos do FGTS no PAC. Os sindicalistas também irão fazer consulta sobre a criação de um fundão de investimento dos trabalhadores – que, espera-se não seja administrado pelas centrais.

Conar aéreo
Crescem as reclamações contra as escalas-surpresa da Gol. Na segunda-feira antes do Carnaval, os passageiros do vôo 1732 (Rio-Porto Seguro) foram surpreendidos por uma escala em Belo Horizonte. Ao perguntarem sobre a parada imprevista, foram informados pelos funcionários da empresa, que, embora não constasse do bilhete, a escala integrava o plano de vôo apenas para embarque e desembarque. No entanto, tanto os passageiros que vinham do Rio, como os que ingressaram em Belo Horizonte, tiveram de esperar pelo menos uma hora no Aeroporto de Confins para seguirem para Porto Seguro.

Artigo anteriorOutra globalização
Próximo artigoSe meu BMW falasse
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.