Antevisão de um veterano cacique nordestino, que, depois de assistir à derrota de seus candidatos em duas eleições majoritárias consecutivas, se prepara para enfrentar uma duríssima reeleição em 2010: “Candidato sem mandato é como prostituta sem cama.”
Contracheque magro
Segundo o Perfil Epidemiológico de Fatores de Risco em Trabalhadores da Indústria, pesquisa divulgada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), metade dos trabalhadores da indústria brasileira está acima do peso ideal e 26,3% deles sofrem de hipertensão arterial.. A pesquisa revela que, além dos 49,7% dos trabalhadores que apresentaram excesso de peso, 13,5% dos empregados do setor são obesos. Outros 7,7% têm colesterol elevado e 2,9% são portadores de diabetes. A pesquisa foi feita com 4.818 pessoas em cinco estados (Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins).
Pesquisa do Grupo Catho mostra que cada ponto a mais no Índice de Massa Corporal (IMC) significa, para um gerente, que ele ganha R$ 92/mês a menos. Realizada junto a 31 mil executivos, a pesquisa identificou que 65% dos presidentes e diretores de empresas têm alguma restrição na hora de contratar pessoas obesas. Isso acontece, segundo a pesquisa, porque existe, mesmo que não declarada, uma discriminação contra os trabalhadores obesos.
Boa aparência
“De acordo com a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II e 40% dos cânceres poderiam ser evitados com uma dieta saudável, atividade física regular e abolição do tabaco. O sobrepeso e a obesidade estão associados ao aumento nos custos com assistência médica e ao aumento no índice de faltas ao trabalho”, afirma Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional. A profissional admite que existe preconceito contra obesos.
Campo
O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, retomou a elaboração e análise dos preços agrícolas quadrissemanais. O novo índice é composto pelos 20 principais produtos do agronegócio, que estão divididos em dois grupos: vegetal (café, amendoim, arroz, batata, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, tomate para mesa, trigo, laranja para indústria, laranja para mesa, algodão e banana) e animal (carne suína, carne bovina, leite B, leite C, carne de frango e ovos). As cotações são levantadas diariamente nas principais praças formadoras de preços do estado.
Fundão
Representantes das centrais sindicais Força Sindical, CUT, CGT, Social Democracia Sindical, Central Autônoma dos Trabalhadores e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil se reúnem nesta quinta com o presidente a Comissão de Valores Mobiliários, Marcelo Trindade, para discutir proteção para aplicação de recursos do FGTS no PAC. Os sindicalistas também irão fazer consulta sobre a criação de um fundão de investimento dos trabalhadores – que, espera-se não seja administrado pelas centrais.
Conar aéreo
Crescem as reclamações contra as escalas-surpresa da Gol. Na segunda-feira antes do Carnaval, os passageiros do vôo 1732 (Rio-Porto Seguro) foram surpreendidos por uma escala em Belo Horizonte. Ao perguntarem sobre a parada imprevista, foram informados pelos funcionários da empresa, que, embora não constasse do bilhete, a escala integrava o plano de vôo apenas para embarque e desembarque. No entanto, tanto os passageiros que vinham do Rio, como os que ingressaram em Belo Horizonte, tiveram de esperar pelo menos uma hora no Aeroporto de Confins para seguirem para Porto Seguro.