No Dia dos Namorados, atividade do comércio caiu 1,5%

341
Shopping vazio (foto: ABr, arquivo)
Shopping vazio (foto: ABr, arquivo)

A atividade do comércio na semana do Dia dos Namorados (6 a 12 de junho de 2023) apresentou queda de -1,5% quando comparada com o mesmo período de 2022. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, e ainda revelam que esta é a primeira queda negativa desde 2020, quando os números chegaram em -27,8%.

No final de semana do Dia dos Namorados (de 9 a 11 de junho), comparado com o mesmo período do ano passado (de 10 a 12 de junho de 2022), a queda foi ainda mais acentuada, de -2,6%.

“Apesar de apresentar desaceleração, a inflação ainda afeta o bolso dos brasileiros que, somada à atual situação do mercado de crédito escasso e a taxa de juros em 13,75%, pode ter impactado na decisão dos brasileiros em presentear seus cônjuges”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Também em queda, a atividade do varejo físico paulista apresentou -0,7% na semana do Dia dos Namorados (de 6 a 12 de junho) em comparação com o igual intervalo de 2022 e -1,2% no final de semana da data comemorativa (de 9 a 11 de junho de 2023 ante o período de 10 a 12 de junho de 2022).

Espaço Publicitáriocnseg

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian do Dia dos Namorados é medido desde 2006.

Já estudo da Visa Consulting & Analytics (VCA) apontou que a data deste ano impulsionou comércios de flores e restaurantes em uma segunda-feira comum. Segundo números da rede Visa, as transações em floriculturas tiveram um aumento de 404% em relação à média das cinco segundas-feiras anteriores. A alta também se refletiu nos números de transações em restaurantes e fast foods, que tiveram um crescimento de 20,1%, na mesma comparação de período. Os números consideram tanto transações físicas quanto online.

O estudo ainda trouxe números referentes à penetração das transações online. O número de transações online de flores teve um crescimento de 262% se comparado à média das cinco segundas-feiras anteriores, enquanto que o segmento de restaurantes e fast food cresceu em 20% o número de transações online.

“Os números mostram que o desejo dos consumidores de presentear e comemorar o Dia dos Namorados continua em alta, mesmo caindo na segunda, um dia mais ‘frio’ para celebrações. Também notamos um crescimento das transações online, o que demonstra que esse modelo de compra continua popular, tornando-se comum entre os consumidores, que passam a enxergá-lo como opção prática e segura para suas compras”, comenta Valter Andrade, diretor da Visa Consulting & Analitycs.

Leia também:

Com Lula e Alckmin, empresários do comércio varejista criticam juros altos

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui