Neste Dia dos Pais (domingo, 10), o brasileiro pretende desembolsar, em média, até R$ 181 (R$ 176 em 2023) em presente, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Neste ano, quatro em cada 10 entrevistados têm a intenção de comprar presente, patamar similar a 2023.
Segundo o estudo, em comparação ao ano passado, três em cada 10 entrevistados acreditam que os gastos serão maiores em 2024, enquanto 27% apontam que serão menores e 40% que vão gastar o mesmo valor. Há uma tendência dos mais jovens (18 a 24 anos) apontarem que irão gastar mais do que em 2023.
A partir dos dados da pesquisa, a Abecs estima que a data neste ano deve movimentar um volume em torno de R$ 7,8 bilhões. Em relação ao ano passado, o valor de 2024 apresenta um aumento de 1,7% no total projetado.
Ainda sobre o valor do presente, a pesquisa da Abecs mostra que o gasto médio deve ser maior entre os consumidores do Centro-Oeste (R$ 226) e menor na Região Nordeste (R$ 154). No Sudeste, o gasto médio estimado é de R$ 195, no Norte de R$ 187 e na Região Sul, de R$ 171. Além disso, na média, os homens pretendem desembolsar mais do que as mulheres, com tíquetes médios de R$ 219 e R$ 142, respectivamente.
O levantamento também analisou o local onde o consumidor pretende comprar o presente: pouco mais de dois terços (68%) dos entrevistados pretendem comprar em loja física. A preferência por transações presenciais é maior na região metropolitana (69%) e entre as mulheres (73%). Já o canal online possui uma procura maior entre os homens (33%) e jovens de 25 a 34 anos (35%).
Assim como em 2023, o cartão é o meio de pagamento preferido entre os consumidores (37%), seguido pelo dinheiro (31%) e Pix (30%). Cartão de loja, boleto bancário e não soube responder aparecem com 1% cada.
O cartão é o meio de pagamento escolhido também em todas as regiões, com destaque para o Sudeste e Centro-Oeste (42%). Entre os perfis analisados, os cartões também são mais citados entre as mulheres (38%), pessoas de 45 a 59 anos (41%) e de 35 a 44 anos (38%), além das faixas sociais A/B (52%) e C (36%).
Daqueles que mencionam o uso do cartão de crédito como meio de pagamento, 61% têm a intenção de parcelar a compra – na Região Norte, a preferência pelo parcelamento atinge a marca de 100%, seguida pelo Nordeste (68%) e Sul (65%)
Além disso, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indica que 78% dos estabelecimentos planejam abrir suas portas no domingo de Dia dos Pais, e dentre esses, mais da metade (65%) espera faturar até 20% mais em comparação com o ano passado. O levantamento também mostra que, em relação a um domingo comum, 57% dos empresários preveem um aumento de até 20% nas vendas.
Apesar da expectativa de aumento nas vendas, a pesquisa revela que 60% das empresas operaram sem fazer lucro em junho. Desse total, 36% dos estabelecimentos estão operando em equilíbrio, enquanto 24% registraram prejuízo. Além disso, 40% das empresas possuem dívidas em atraso, refletindo os desafios enfrentados pelo setor.
Entre as empresas endividadas, 73% devem impostos federais, 47% devem impostos estaduais, 36% têm empréstimos bancários em atraso, 29% têm débitos com serviços públicos como água, luz, gás e telefone, 29% devem encargos trabalhistas e previdenciários, 27% estão em atraso com taxas municipais, 22% devem a fornecedores de insumos como alimentos e bebidas, 20% têm débitos de aluguel, 11% devem a fornecedores de equipamentos e serviços, e 6% estão em atraso com pagamentos a empregados.
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