31.3 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

No limite, quase fora do controle

O fim de semana foi recheado de entrevistas reveladoras. A de Ciro Gomes, concedida a Roberto D’Ávila, traz o ex-candidato do PDT tentando se credenciar a líder de uma terceira via. Falou coisas do tipo “vivemos um período de normalidade democrática”, o que faz lembrar a Lei da Gravidade: se todo mundo está preocupado, e só você se mantém tranquilo, é porque ainda não percebeu a gravidade da situação.

Cujo grau pode ser medido pela outra entrevista, concedida pelo comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, à Folha e publicada neste domingo. “Reconheço que houve um episódio em que nós estivemos realmente no limite, que foi aquele tuíte da véspera da votação no Supremo da questão do Lula”, disse o general. (Ele mencionou a manifestação na véspera do julgamento de habeas corpus de Lula, em 4 de abril, que poderia ter definido a participação do ex-presidente na eleição).

Ali, nós conscientemente trabalhamos sabendo que estávamos no limite. Mas sentimos que a coisa poderia fugir ao nosso controle se eu não me expressasse. Porque outras pessoas, militares da reserva e civis identificados conosco, estavam se pronunciando de maneira mais enfática”, explicou Villas Bôas.

Em uma leitura otimista, ele tentou minimizar a reação dos comandados. Já em uma interpretação pessimista, o comandante não controla a tropa.

 

Aposentado na justiça

O ministro Raimundo Carreiro, presidente do TCU, anunciou o início de fiscalização no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para avaliar as atividades de controle associadas à implementação de decisões judiciais pelo órgão. A relatoria é do ministro André Luís de Carvalho.

Em dezembro de 2017, o TCU verificou que 11% do total de benefícios concedidos pelo INSS decorriam de decisões do Judiciário. As despesas alcançaram, à época, R$ 92 bilhões. Com essa nova fiscalização, o Tribunal pretende identificar benefícios mantidos indevidamente ou com parâmetros inadequados e reduzir o risco de novas irregularidades nessas concessões previdenciárias.

 

Faz de conta

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará nesta terça-feira, às 17h30, evento sobre 30 anos da Constituição Federal, abordando a aplicabilidade do artigo 37 pelos Tribunais de Contas.

A presidente interina do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), conselheira Marianna Montebello Willeman e o conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCMRJ) Antonio Carlos Flores de Moraes estarão presentes.

Cinco conselheiros do TCE-RJ foram afastados sob suspeita de participar de esquema de propina. Inscrições em www.iabnacional.org.br/eventos

 

Tática do medo

Do cineasta norte-americano Spike Lee: “O fascismo usa o medo. Não é só o agente laranja [Trump]; Bolsonaro é igualmente ruim”

 

Rápidas

O diretor do Instituto Carlos Chagas, Ricardo Cavalcanti Ribeiro, lança quinta-feira o livro Novo Tratamento de Câncer Cutâneo, no 22º Congresso Ibero Latino-Americano de dermatologia/Cilad. A obra foi escrita em parceria com o dermatologista Omar Lupi e com o oncologista Paulo Hoff *** A Expo Religião chega a sua sexta edição de 16 a 18 de novembro, no Rio de Janeiro, reunindo 21 religiões e seitas, da católica ao xamanismo. No sábado, o Arcebispo do Rio, Don Orani Tempesta, marcará presença. O evento será na Biblioteca Parque Estadual, no Centro *** O Samba de Roda do Recôncavo Baiano sobe ao palco do Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), no dia 19, às 19h, com a apresentação do grupo Samba de Roda Nega Duda *** A jornalista e blogueira Camila Frutuoso lança seu livro Nós e o tempo dia 17, às 15h, no espaço Multifoco Bistrô (Av. Mem de Sá, 126, Centro – RJ) *** Newton Oller de Mello e um time de especialistas participarão do TecnoUpdate 2018, em São Paulo, nesta terça e quarta-feira, apresentando o que há de mais novo em documentos fiscais eletrônicos, tecnologia e gestão. Inscrições: http://tecnospeed.com.br/loja/loja/?add-to-cart=13 *** Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica abrirá a festa de chegada de Papai Noel ao Caxias Shopping, dia 16 *** A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro realizará a palestra “Segurança Jurídica: Risco Brasil” no dia 23, em Copacabana, com participação do ministro Luiz Fux, do STF. O evento será no Hotel JW Marriott, das 8h às 11h *** O Almoço do Empresário da Associação Comercial do Rio (ACRJ) do próximo dia 22 terá palestra do presidente do BNDES, Dyogo de Oliveira.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.

UE planeja iniciar gastos de grande fundo de recuperação em meses

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021; economista mantém previsão de crescimento do PIB do país em +3,5%.

Exterior abre positivo e Copom no radar interno

Na Ásia, Bolsas fecharam sem sinal único; Hong Kong registrou avanço de 1,08%.

Índice Ibovespa futuro opera entre perdas e ganhos

No momento, o futuro do índice Ibovespa está em alta de 0,03% e o futuro do dólar está em queda de -0,34%.

Comportamento indefinido

Ontem, logo cedo, Europa seguia a trilha de alta dos mercados da Ásia, o mesmo acontecendo com o mercado americano.