No tempo em que os bichos falavam

1318
Três porquinhos e o Lobo Mau (imagem de Vicki Hamilton, Pixabay)
Três porquinhos e o Lobo Mau (imagem de Vicki Hamilton, Pixabay)

“O trabalho é sagrado. Trair esse princípio seria trair a nossa história e trair a nós mesmos. Entretanto, ainda que de forma involuntária, sentimos como se fora isso que fizemos. Primeiramente, gostaríamos de apresentar nossas mais sinceras desculpas aos trabalhadores vitimados pela situação” (da carta aberta divulgada pela Vinícola Aurora). As três vinícolas envolvidas no suposto caso de uso de trabalho análogo ao trabalho escravo (Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton).

As defesas se repetem: “eu não sabia”, “eu repudio”; “culpados são os recrutadores que eu terceirizei”; “eu estou indignado”; “a empresa está solidária e colaborando”. Portanto, podemos pular esta etapa – das cartas abertas. Afinal, três grandes e tradicionais empresas (com suas auditorias), mais de 200 trabalhadores submetidos a humilhações, falta de higiene, e ninguém foi até lá falar com eles… Mui solidário.

 

Acredite se puder

Espaço Publicitáriocnseg

Era uma vez três porquinhos… que resolveram terceirizar um Lobo Mau que trabalhasse para eles nos serviços em que porquinhos não gostam de por as patinhas. Como encontrar um Lobo Mau desses?

As páginas policiais estão cheias de denúncias de firmas desses lobos. É só dar uma olhadinha. E se o Lobo Mau resolver comer os porquinhos durante as tratativas? Já foi o tempo, disse a Associação dos Lobos Maus. Hoje em dia, há negócios mais rentáveis, e os lobos se tornaram profissionais.

Uma história infantil, do tempo em que os bichos falavam, pode ser invocada para exemplificar o que motiva esses bichinhos, quando o lobo mau é terceirizado para, com adaptações, recrutar mão de obra. Acredite se puder (o Lobo Mau…)

 

Para que esse chicote tão longo?

Pergunta a ingênua Chapeuzinho Vermelho ao Lobo Mau, acreditando que falava com a Vovó: “Para que serve esta goela tão grande?” “Para botar muitos dinheiros pra dentro”, responde o Lobo Mau. “E esse chicote tão longo, com cacos de vidro na ponta?”, torna a perguntar a ingênua Chapeuzinho. Responde o Lobo, em seguida “É para dialogar, sou inteiramente pelo diálogo, há gerações…” Chegam os federais! Libertam os contratados irregularmente! Iniciam as investigações!…

Três vinícolas (Aurora, Garibaldi e Selton) estão sob investigação de suposta aplicação do artifício de contratar e maltratar gente simples sob condições indignas para o serviço pesado nas vinhas. Contrata-se um Lobo muito Lobo Mau pois se, tudo der errado, ninguém duvidará de que a culpa é do Lobo (neste caso presente, a firma terceirizada é a Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda.).

“Gerar relações de confiança é o nosso propósito diário. Por isso, a transparência entre todos é fundamental.” (escrito no canal de ética da Vinícola Aurora).

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui