Nobel de Economia premia a atividade dos leiloeiros

Ganhadores beneficiaram ‘vendedores, compradores e contribuintes de todo o mundo’.

Leilão e Cia / 16:44 - 14 de out de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Os americanos Paul R. Milgrom, de 72 anos, e Robert B. Wilson, de 83, ambos professores da Universidade de Stanford, foram agraciados nesta segunda-feira (12/10) com o Prêmio Nobel de Economia de 2020 por suas pesquisas sobre teoria dos leilões. Segundo a Academia Real de Ciências da Suécia, a dupla “aprimorou a teoria dos leilões e inventou novos formatos de leilão, beneficiando vendedores, compradores e contribuintes de todo o mundo”.

Os leilões estão por toda a parte e afetam nosso dia a dia”, disse a academia em comunicado. “Os novos formatos de leilão são um belo exemplo de como a pesquisa básica pode subsequentemente gerar invenções que beneficiam a sociedade.”

Leilões são usados mundo afora para comprar e vender uma variedade de bens e serviços, incluindo eletricidade, ativos financeiros, cotas de pesca e licenças de carbono. Milgrom e Wilson, que estavam entre os favoritos para o prêmio deste ano, criaram um conceito específico para a venda de licenças de frequências de telecomunicações nos Estados Unidos. Eles também trabalharam em mecanismos de atribuição de faixas horárias de pousos em aeroportos.

Diferentemente dos outros prêmios, concedidos pela primeira vez em 1901 em cumprimento do testamento do inventor e filantropo sueco Alfred Nobel, o Nobel de Economia foi criado na década de 1960 pelo Banco Central da Suécia, o Sveriges Riksbank, para marcar seu tricentenário. Seu nome oficial é Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel e, desde 1969, já foi entregue 51 vezes. Hoje é amplamente considerado um dos prêmios Nobel.

Os vencedores do Prêmio de Economia foram os últimos deste ano a serem anunciados, após a divulgação dos prêmios de Medicina, Física, Química, Literatura e da Paz. O Nobel entrega 10 milhões de coroas suecas, ou seja, cerca de 1,1 milhão de dólares, aos laureados. Ganhadores do prêmio de Economia, Milgrom e Wilson dividirão esse valor.

Normalmente, os contemplados receberiam o prêmio do rei Carl Gustaf 16º numa cerimônia formal em Estocolmo em 10 de dezembro, aniversário da morte do cientista Alfred Nobel. Mas a cerimônia presencial foi cancelada neste ano devido à pandemia de Covid-19 e será substituída por uma cerimônia televisionada, com os laureados recebendo os prêmios em seus países de origem.

 

Agora, os leilões são online

Leilão online ou leilão eletrônico é a modalidade virtual de venda e compra aberta ao público interessado, com estipulação de um preço mínimo para cada item ou lote de itens oferecidos em negociação. Por regra, quem oferece o melhor lance é quem arremata o bem pretendido.

É possível encontrar uma imensa variedade de produtos leiloados no Brasil. As plataformas públicas e de particulares oferecem desde a possibilidade de arrematar automóveis, objetos de decoração, aparelhos eletrônicos e até imóveis.

Após constatar que a plataforma responsável pelo leilão é confiável, para participar do leilão virtual e oferecer lances pelo bem ou lote de bens pretendido, será necessário fazer um cadastro prévio no site do leiloeiro para participar do auditório virtual na hora de dar os lances.

É importante observar as instruções da plataforma relacionadas e o tempo em que o leilão permanecerá no ar. Além disso, o usuário deve ficar atento aos lances de outros participantes para decidir quanto deve apostar no seu próprio lance. Nos leilões da Receita, por exemplo, é preciso enviar sugestões de valor por lote até a véspera do pregão. Somente passam para a fase seguinte as sugestões com até 10% de diferença para a maior proposta.

Após o arremate do bem ou lote, o leiloeiro comunica o vencedor do leilão, fornecendo os dados do bem vendido, valores, dados bancários, prazo e instruções para o pagamento.

Alguns sites para participar de leilões online:

rymerleiloes.com.br

alexandroleiloeiro.com.br

brameleiloes.com.br

facanhaleiloes.com.br

marioricart.lel.br/Principal.asp

sergiorepresasleiloes.com.br

portellaleiloes.com.br

machadoleiloes.com.br

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor