Nome limpo

A inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro aumentou 2,2% em dezembro de 2008 em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas (CDL-Rio). As dívidas quitadas, que mostra o número de consumidores que colocaram em dia suas compras atrasadas, cresceram 1,9% e as consultas, item que indica o movimento do comércio, 0,5%, também em relação a dezembro de 2007. No acumulado de 2008, a inadimplência aumentou 2,1%, as dívidas quitadas, 9,2%, e as consultas, 9,6%.

Tribunal da mídia
A extradição ou não de Cesare Battisti para a Itália é questão polêmica. Por isso, qualquer que fosse a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, ela haveria de ser contestada pela parte contrariada. No entanto, não é aceitável que os mesmos setores da mídia tupiniquim cúmplices de assassinatos, torturas e desaparecimentos de opositores da ditadura brasileira arvorem-se o direito de transformar em autoridade moral seus ranços autoritários para julgar a correção ou não da decisão de Genro.

Moeda forte
A forte desvalorização em relação ao dólar não afetou a conversibilidade do real em alguns lugares. Na Recoleta, bairro chique de Buenos Aires, por exemplo, argentinos vítimas da crise econômica pedem esmola em dólar, euro e… real.

Terceiro turno
Ao elegerem o slogan “Choque de ordem” como principal marca dos primeiros cem dias do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), os responsáveis pelo marketing de Paes não alimentam a ilusão de produzir mudanças estruturantes na cidade. O alvo é o eleitorado de classe média, principalmente, da Zona Sul, que, nas últimas eleições optou por Fernando Gabeira (PV). Como as diferenças entre Paes e Gabeira, embora existentes, são invisíveis a olho nu, o objetivo, até agora, aparentemente é bem-sucedido.

Imagem é tudo – 1
Será que entre um factóide e outro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, encontrará tempo para realizar ao menos uma operação tapa-buraco nas ruas da cidade?

Imagem é tudo – 2
Será que a campanha contra a dengue dos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro sairá do papel (jornal) e irá para as ruas? Na Av. Rodrigues Alves, a principal da Zona Portuária (outro alvo dos factóides de Paes), uma poça de água de uns 100m, junto à calçada, já está verde, de tanto tempo lá.

Moda gelada
No encerramento da Fashion Rio, nesta sexta, a Nestlé promove uma degustação de seu sorvete de massa Heaven. A linha faz parte do segmento Premium da empresa.

Ethos
Os que culpam o Hamas pela eliminação da população civil palestina, alegando que esses convivem no mesmo espaço urbano dos seus liderados, talvez preferissem que os dirigentes daquele movimento, a exemplo de congêneres de outras partes, vivessem em instalações suntuosas e distante do povo.
Significativamente, esses críticos, que também insinuam uma relação entre o assassinato de civis e sua cumplicidade com o Hamas, naturalizam o fato de, em Israel, uma parcela importante da população considere o massacre de palestinos um triunfo eleitoral valorativo. Acrescente-se que o apoio popular à coisificação e ao massacre de outros povos, como lembra a dolorosa experiência dos judeus, à época, no papel de vítimas, não é exclusividade dos israelenses.

Agora vai
Esta coluna, sempre otimista, acredita que a entrada de uma empreiteira vai tirar o acordo na área naval entre Brasil e França da situação de mera carta de intenções. Mas, precavida como sempre, esta coluna pede aos órgãos da Marinha que fiscalizarão a empreitada que não deixem que cuide do contrato a mesma equipe que esteve na Linha 4 do Metrô paulista e na construção de uma hidrelétrica no Equador.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorForça questionada
Próximo artigoMDD em Washington

Artigos Relacionados

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Últimas Notícias

Prazo para renegociar dívidas com a União é prorrogado até outubro

Estão disponíveis dez editais que preveem condições diferenciadas de pagamento dos débitos.

Estados reduzem ICMS, mas dólar pode elevar combustíveis

Ao menos 11 governos anunciaram queda do imposto.

Fertilizantes e óleo reduzem superávit da balança comercial em junho

Governo reduz projeção para o ano: US$ 81,5 bilhões.

Sanções contra Rússia levam inflação na Europa para perto de 2 dígitos

Preços da energia subiram 42% em 1 ano.

Emprego cresce na Espanha após mudanças na reforma trabalhista

Números ainda são influenciados pela recuperação pós-pandemia.