“Non grata”

94

Enquanto o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), capricham nos salamaleques para receber o presidente dos EUA, Barack Obama, que chega ao Brasil dia 20, dez entidades dos movimentos sociais, como Campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, UNE, MST e CUT, reunem-se, nesta quarta-feira, para declarar Obama persona non grata no Brasil. Entre as razões para criticar a presença do presidente estadunidense no país, eles apontam o olho gordo dos EUA nas riquezas do pré-sal: “As imensas reservas do pré-sal, estimadas em pelo menos US$ 10 trilhões, atraem a imensa cobiça dos EUA. Com certeza, o ouro negro brasileiro é uma das maiores motivações da vinda do presidente estadunidense ao nosso país”, salientam.

Uma coisa é uma coisa
Um consultor esclarece, através desta coluna, que não é necessário construir reatores eletronucleares para produzir radiofármacos e fontes de radiações para uso industrial ou agrícola.

Outra coisa é outra coisa
Responsável pelas instalações de Angra 1 e 2, a Eletronuclear diz que o projeto leva em conta o maior terremoto que poderia ocorrer na região e foi feito para suportar até a queda de um avião. Os sistemas de proteção de Angra 1 e 2 incluem barreiras de concreto e de aço no prédio onde fica o reator nuclear.
As usinas japonesas também levam em conta o maior terremoto possível na região e devem resistir a qualquer impacto externo, inclusive de eventuais desastres de avião. E são igualmente protegidas por envoltórias de aço.

Nuclear
Em tempo: esta coluna defende a continuidade do desenvolvimento do projeto nuclear brasileiro, inclusive para geração de energia – garantidas as condições máximas de segurança.

Espaço Publicitáriocnseg

Cenários
Os diretores das duas maiores empresas brasileiras e do maior fundo de pensão do país farão palestra durante almoço que o Ibef-RJ realizará dia 28 próximo, no Jockey Club, no Centro do Rio de Janeiro. Almir Barbassa, diretor Financeiro da Petrobras, falará sobre “Desafios e Oportunidades”; Roberto Castello Branco, diretor da Vale, discutirá p “Crescimento Sustentável”; e Renê Sanda, diretor de Investimentos da Previ, abordará o tema “Racional de Investimentos dos Fundos de Pensão”

Pré-sal
Em tempos de escassez de mão-de-obra para o pré-sal, o Conselho Regional de Economia (Corecon-RJ) dá início, nesta terça-feira, ao curso “Economia e Planejamento na Indústria de Petróleo”. As aulas vão até 7 de abril, às terças e às quintas, das 18h45m às 21h30m. Natália Gonçalves de Moraes, a professora, é mestre em Planejamento Energético pela UFRJ. Mais informações em www.corecon-rj.org.br/inscricao.asp ou (21) 2103-0119.

Alternativas
Aproveitando o Programa de Terapia Natural, em que hospitais públicos do Rio estão autorizados a oferecerem tratamentos naturais (Lei 5471/09), a Faculdades Integradas de Jacarepaguá oferece 14 cursos básicos nas áreas de terapias naturais, holísticas e massoterapia a partir de abril. Informações em www.unizencursos.com

Guerrilha
Diante da epidemia de adictos em jogos eletrônicos – hábito já equiparado por especialistas a doenças como o vício em drogas – um educador sugere uma solução capaz de ajudar pais e educadores na batalha diária para limitar a presença das crianças diante das telas dos computadores: “No futuro, alguns jogo terão de vir com mecanismos de autodeslisgamento. Depois de um determinado período, os games desligariam o computador”, defende.

Eles sabem
Em tempo: nunca é demais lembrar que Biil Gates, um dos bilionários mundiais que mais devem sua fortuna à indústria de TI, anunciou durante palestra limitar a apenas uma hora diária o tempo que permite seu filho, à época com oito anos de idade, acessar seu computador. Nos fins de semana, essa restrição – que não inclui o uso para tarefas escolares – sobe para duas horas. Diante da indagação do garoto se a restrição seria para sempre, Gates esclareceu: “Não, apenas enquanto eu te sustentar.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui