Nos tribunais

Aliado de primeira hora do presidente Lula, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), parece ter perdido a paciência com o governo petista. Irritado com a manutenção dos leilões de blocos de petróleo, muitos dos quais já descobertos pela Petrobras, Requião, ingressa nos próximos dias com representação na Procuradoria Geral da República ou com ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei 9.478/97, que acabou com o monopólio estatal do petróleo, o que, na opinião do governador, contraria o artigo 177 da Constituição. A atitude do governador foi apoiada por seu líder na Assembléia Legislativa, Natálio Stica (PT), para o qual “o leilão é um equívoco e o ministro Palocci está vendo apenas o lado econômico que, num primeiro momento, pode ser vantajoso, mas a médio e longo prazos, será um desastre para a soberania”.

Patente
A Agência de Inovação da Unicamp completou um ano divulgando um recorde no meio acadêmico nacional: nove contratos fechados com a iniciativa privada, que resultaram no licenciamento de 22 patentes. A diretora da agência Rosana Deron di Giorgio já projeta 20 licenciamentos para o próximo ano. Comemore-se o recorde, mas sem lamentar que os números são extremamente baixos para o tamanho do Brasil.

Destaques
O secretário de Energia do Rio de Janeiro, Wagner Victer, foi escolhido para receber o Prêmio Personalidade ADVB/Rio 2004. O presidente da entidade, Aleksander Santos, destacou que a escolha do secretário justifica-se pelo seu trabalho em busca do desenvolvimento econômico e social do estado. Na categoria Empresarial o vencedor foi o presidente da TAM, Marcos Bologna, e na Personalidade Federal, o ministro da Casa Civil, José Dirceu.

Desenvolvimento
O sociólogo brasileiro Carlos Eduardo Martins, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi um dos ganhadores do prêmio Ensaios concedido pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), por seu trabalho Dependência e Desenvolvimento no Moderno Sistema Mundial. Nele, Martins analisa o tratamento dado ao estudo do desenvolvimento na América Latina e na economia mundial por autores de correntes distintas, como Theotônio dos Santos, Ruy Mauro Marini, Immanuel Wallerstein, Giovanni Arrighi, Fernando Henrique Cardoso, Celso Furtado e Raúl Prebisch. Também foram premiados a argentina Fernanda Biegel, o uruguaio Fernando Falero e o peruano Ladislao Landa.

Qualidade em primeiro lugar
Consumidores de poder aquisitivo diferenciado, os executivos consideram a qualidade o fator mais importante para um produto ser lembrado. Esse item foi apontado por 68% dos executivos ouvidos por pesquisa do Instituto de Pesquisa Gerp, encomendada pela Câmara de Comércio França-Brasil e pela revista França-Brasil. A propaganda ficou em segundo lugar, com 49%, seguida pela credibilidade e a confiabilidade (25%), pela distribuição (15%) e por uma boa equipe de vendas (6%).

Aniversário
A Casa de Saúde Santa Lucia – Humaitá, bairro da Zona Sul do Rio – completa no próximo dia 13 57 anos, sob o comando dos médicos Luis Guilherme e Paulo Romanno.

Artigo anteriorFora das quatro linhas
Próximo artigoEstelionato sobre rodas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.

Confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Níveis de Utilização da Capacidade Instalada também recuaram: o da indústria caiu 0,8 ponto percentual; e do serviço, 1 ponto.

Mercados globais continuam receosos com aumento dos preços

Principais índices da Europa caíram devido ao movimento de alta dos yelds; Paris perdeu 0,24%.

Mau humor alastrando

Ontem, o mau humor dos investidores se fez presente no mundo e trouxe reviravolta para os mercados.