Nosostros

141

O Ministério da Economia da Espanha determinou que todos os residentes no país que façam movimentações em moedas estrangeiras superiores a 6 mil euros – equivalente a 1 milhão de pesetas ou R$ 5,1 mil – terão de preencher uma ficha com dados pessoais. A determinação vale também para cheques de viagem. O governo espanhol fixou ainda em 24 horas o prazo máximo para ingresso na conta do beneficiado de ordens de transferência do exterior. Em tempo, a Espanha é comandada pelo conservador Partido Popular, que, apesar de também adorar o deus mercado, se mostra menos crédulo que o tucanato em relação à flutuação livre de capitais.

Origem
O mercado carioca já tem uma explicação para o espanhol Santander ter mantido o nome do Banespa: a sigla se encaixa como uma luva no Banco da Espanha.

Ocupado
Por enquanto a agenda não registra nem a assessoria do Planalto confirma, mas suspeita-se de que, na próxima semana, o presidente FH tenha dois encontros decisivos para sua imagem: na segunda-feira, com a turma de Malhação e até sexta, com o elenco das Chiquititas.

Apoio
O escritor português e prêmio Nobel de Literatura José Saramago confirmou esta semana que participará da reunião que o Fórum Social Mundial (FSM) realizará em janeiro, em Porto Alegre. O objetivo do FSM é o debate permanente de alternativas às políticas neoliberais. Entre as propostas em debate, o controle do fluxo de capitais e a regulamentação dos mercados financeiros.

Espaço Publicitáriocnseg

Corte nos gastos
O sistema de geração de energia elétrica e vapor a partir do gás natural é mais vantajoso, pois propicia uma economia de cerca de 25% em gastos com energia. Este e outros assuntos foram debatidos ontem no “Primeiro Encontro CEG e CEG-Rio de Cogeração”, realizado no Hotel InterContinental. Atualmente  a  cogeração é responsável por vendas de 60 milhões de metros cúbicos por ano de gás natural, o que significa 5% do total de vendas anuais da CEG. A expectativa para 2001 é chegar a 85 milhões de metros cúbicos/ano só com cogeração. O evento contou com a presença do presidente da CEG, José Guillén, e do subsecretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Luiz Clovis Limaverde, além de clientes da empresa.

Linha 3
O secretário estadual de Transporte, Luiz Alfredo Salomão, apresentou ontem, na Câmara de Vereadores de Niterói, projeto de implantação e operação da Linha 3 do Metrô. O secretário enfatizou a parte do projeto que interessa ao município e ressaltou os benefícios que a metrovia irá trazer para a região. A implantação da Linha 3 só será possível com a aprovação de um convênio de cooperação entre o estado e as prefeituras de Niterói e São Gonçalo, com aprovação de suas respectivas Câmaras de Vereadores. O edital será publicado no próximo dia 5 de dezembro e, dois meses depois, será realizado o leilão.

Pedido de fora
O governador Itamar Franco solicitou estudos jurídicos para levar o caso da espionagem pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) até a Organização dos Estados Americanos (OEA). A denúncia feita ao governo federal deu em nada, como ninguém duvidava. O governador de Minas Gerais quer obter agora, via OEA, uma explicação do Planalto. De quebra, coloca uma pedra no sapato do internacionalizado FH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui